publicidade
No Ponto

A primeira discussão na CPMI do 8 de janeiro

Parlamentares tentam ganhar espaço para a escolha de presidente e relator da comissão

CPMI de 8 de janeiro foi instalada nesta quinta-feira, 25 | Foto: Foto: Revista Oeste

A CPMI de 8 de janeiro começou com discussão entre os parlamentares antes da escolha da presidência e da relatoria da comissão. O senador Marcos do Val (Podemos-ES) pediu tempo para contestar a indicação de Eliziane Gama (PSD-MA) como relatora da CPMI. O senador questionou o fato de Gama ser aliada do ministro da Justiça, Flávio Dino.

O senador Omar Aziz (PSD-AM) saiu em defesa de Eliziane e disse que não fazia sentido a contestação do parlamentar, porque a CPMI possui aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e do presidente Lula. O senador Eduardo Girão (Novo-CE) entrou no bate-boca e defendeu a boa-fé da senadora.

Receba nossas atualizações

Do Val, contudo, continuou com a discussão, mas, dessa vez, com o deputado governista Duarte Jr.

Em seguida, o senador Esperidião Amin (PP-SC) destacou que o regimento interno não prevê a vice-presidência das CPIs da Casa, mas que essa escolha faz parte de acordos partidários. Então, Amin sugeriu que a CPMI tivesse um vice-relator — que poderia ser um nome da oposição.

Otto Alencar, que está presidindo a primeira sessão do colegiado, acatou o pedido do colega e disse que, caso fosse eleita, Eliziane poderia escolher um vice-relator.

https://twitter.com/rutemoraesruth1/status/1661728982826631168?s=46

Otto Alencar, que está presidindo a sessão inicial, disse que vai encaminhar a questão sobre a chapa e a relatoria para a CCJ.

O senador Magno Malta sugere que, se a discussão continuar, a oposição crie uma chapa alternativa, ainda que seja para perder. Então, ele se apresentou para pleitear a presidência.

Ainda não há nenhuma definição sobre a questão.

Leia mais

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

2 comentários
  1. Silva
    Silva

    ‘Girão defendeu a boa-fé da senadora’. Quem teria que ‘defender a boa fé da senadora’ deveria ser a base governista, e não Girão. Ele deveria pleitear alguém que não fosse da base do Governo. É isso que mata. Pergunta se algum dos Senadores do PT ‘defenderiam a boa-fé’ de algum parlamentar da oposição. Com essa oposição ‘boazinha’ desse jeito, nós estamos todos lascados.

  2. Virgílio Maro Sperandio Juliatto
    Virgílio Maro Sperandio Juliatto

    É impressionante a FALTA DE PROFISSIONALISMO da classe política Brasileira. Uma baderna generalizada. Aos que tiverem oportunidade assistam a uma sessão do parlamento inglês e uma nossa. Na da Grã-Bretanha os parlamentares argumentam de forma calma e lúcida, todos escutam e fazem as ponderações. No Brasil uma gritaria generalizada, um tentando vencer o outro pelo tom de voz, uma monte de gente em pé aos arredores, a mesa que não se entende. Isto aqui é uma verdadeira ZONA!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade