publicidade
No Ponto

'A mão vai pesar contra qualquer um', diz oficial da PM-DF sobre punições do STF

Exoneração e prisão do coronel Fabio Augusto Vieira causou comoção na tropa

Exoneração e prisão do coronel Fabio Augusto Vieira causou comoção na tropa | Foto: Divulgação

A exoneração e a prisão do ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) coronel Fabio Augusto Vieira causou comoção entre os oficiais da polícia. Conforme apurou Oeste, a corporação não esperava que tal ato poderia ocorrer. “O comandante era bem próximo da tropa. Era referência”, relatou um policial (que não quis se identificar) à coluna. “Os agentes têm se manifestado de forma recorrente nas redes sociais.”

O militar era o responsável pelo comando da corporação no domingo 8, quando manifestantes invadiram a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, num ato que degenerou em cenas lamentáveis de vandalismo.

Receba nossas atualizações

Na segunda-feira 9, Vieira foi afastado do cargo pelo interventor federal de segurança pública do DF, Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça. Na terça-feira 10, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a prisão do ex-comandante. Durante os atos de vandalismo na Esplanada, Vieira ficou ferido. O governo federal, integrantes da Polícia Federal e do Poder Judiciário acreditam que a PM-DF têm responsabilidade pela invasão do local.

“No dia da invasão, não havia efetivo suficiente destinado para o local”, disse o agente. “Quem errou? Só a apuração para dizer. E mesmo que tenha sido a PM, pode ter sido erro de planejamento — e não má-fé. Sem contar que cada um dos Três Poderes ainda têm suas guardas. A PM seria para cobrir a necessidade.”

Relacionadas

Conforme o policial, mesmo tendo a certeza da injustiça cometida contra Vieira, a tropa tem receio de manifestar insatisfação. “O comandante está sendo usado para mostrar que a mão vai pesar sobre qualquer um das forças de segurança”, explicou. “A prisão está virando regra. Sem direito ao contraditório e à ampla defesa. Isso é ilegal. Tudo é motivo para prisão. Não tem mais divisão dos poderes. Está tudo em uma única mão.”

O policial reconhece que, no dia da invasão, houve falta de comunicação entre os órgãos responsáveis pela segurança no DF — a Força Nacional estava designada para auxiliar. “A secretaria de segurança havia garantido para o governador Ibaneis Rocha que estava tudo tranquilo e que o planejamento seria suficiente”, declarou. “A PM não hesitou em agir, mas faltou efetivo.” Além da prisão do ex-comandante, Moraes determinou a prisão do ex-ministro Anderson Torres, ex-secretário da Segurança Pública do DF.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

66 comentários
  1. Claudio Martins Pereira
    Claudio Martins Pereira

    Um afastamento já seria demais, agora decretar prisão ? Passou de todos os limites. A democracia acabou. Estamos todos em perigo. A Constituição não protege mais ninguém sob esse Governo.

  2. Marcos AntÔnio Wingler
    Marcos AntÔnio Wingler

    Os militares, armadas ou auxiliares, se acham acima da lei, um Brasil só para eles desfrutarem e nós pagamos tudo, como eles mesmo dizem ” lá fora” direitos e obrigações iguais para todos. Basta!

  3. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    E também o diplomata que se diz democrata FHC?

  4. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Vamos aguardar a posse do novo Legislativo Nacional para ver se os militares tomam alguma atitude. Há um super poder neste pais que acusa lideranças de outros poderes de golpistas. Qualquer manifestação hoje podem caracterizar como golpista. Aonde estão as FFAA, a OAB, o MPF, e o CLERO?

  5. Elza
    Elza

    Erro de planejamento após o Brasil inteiro ter ciencia pelas redes que haveria um ataque aos poderes?? E o serviço de inteligência da polícia, estava em marte? Agora é preciso repensar as falhas e evita-las.

  6. Valderedo Teixeira Cintra
    Valderedo Teixeira Cintra

    Com todo o respeito aos colegas,vejo um atropelo de um xerife colocado estrategicamente para esse fins.
    Prender ,prender,prender.
    Mas esse Xerife gosta deste tipo de terrorismo.
    O mesmo gosta de destruir famílias,e não é de hoje!
    Quando ele era Presidente da Antiga febem.mandou pra rua 1700 funcionários de carreira.
    O que esperar de um perfil agressivo deste nível..

  7. Leo
    Leo

    Um único homem e sua caneta aterroriza toda uma população, toda uma classe política, cala e prende integrante de outros poderes, põe medo em Generais, afasta governador e agora prende Cmt de polícia militar e cala toda tropa ! Deus nos livre de dois caras assim ! Um já faz estrago demais !

  8. MARCOS ALVES JUNIOR
    MARCOS ALVES JUNIOR

    Já estamos numa ditadura!! Quem poderá impedir isso?

  9. Luiz Gonçalves De Oliveira
    Luiz Gonçalves De Oliveira

    Quero que o circo pega fogo e os bombeiros estejam de greve e eu assistindo de camarote

  10. Benedito José Fermino
    Benedito José Fermino

    A revista oeste é tão democrática que ela faz as reportagens e deixa os eleitores opinarem sobre o assunto. Isto é coisa que não existe nas demais mídias de jornalismo, eles fazem fake news, postam as páginas e não deixam vc dar opinião alguma sobre o assunto, muitas vezes levam os eleitores desinformados ao engano. Parabéns aos grandes profissionais da revista oeste que sempre postam a vdd e usa da liberdade de expressão para todos !!!! 🇧🇷

  11. Haroldo Nazareno Oliveira Martins
    Haroldo Nazareno Oliveira Martins

    taí o Brasil já foi vendido pro sistema agora ffAA ingulam o choro seus covardes.

  12. Miguel
    Miguel

    O judiciário não está cometendo abusos. Ele está escalando o uso do poder de acordo com a intensificação dos ataques contra os poderes do estado. Você quer que a justiça pare de reprimir ? Basta cessarem os sistemáticos ataques contra os poderes e iniciarem um diálogo civilizado e razoável envolvendo os parlamentares que vocês elegeram. Para que vocês escolheram deputados e senadores se vocês nem pensam em acioná-los para iniciar uma discussão institucional ? Não adianta tentar usurpar o poder das autoridades legitimamente constituídas, a melhor solução agora é fazer uma oposição legislativa construtiva, responsável e eficiente. Por exemplo, vocês são contrários à corrupção ? Muito bom, eu também sou. Agora, façam seus representantes proporem projetos criando mecanismos de fiscalização e combate à corrupção.

  13. Uncle Sam
    Uncle Sam

    O povo pediu intervenção contra um homem que se considera imperador do Brasil. Os agentes públicos nada fizeram, achando que não era problema deles…. agora RECEBA!!!

  14. Denilson Costa Menezes
    Denilson Costa Menezes

    Em primeiro lugar, meu posicionamento político é de social democracia. Em relação a tal fraude: pega as provas, documenta tudo posta tudo às claras. Passou disso é falácia, blá, blá, blá. O ônus é de quem acusa, então, vai lá prova e pronto, acabou essa historinha. O ex-presidente ganhou por volta de sete/oito eleições. Já declarou seu apoio e confiança às urnas eletrônicas. Mas… perdeu a última. Então tem fraude. Raciocínio estanho. Existem, de fato, outras vias de resistência mais plausíveis. Concluo meu raciocínio da seguinte forma: estou achando que o negócio não é mais balbúrdia, bagunça, agitação política, disse me disse que falaram que contaram do que realmente uma busca sensata por solução. Na marra, na birra, na pancada, difícil, hein!

    1. Miguel
      Miguel

      Concordo com suas colocações. Tudo deve ser apurado dentro do devido rito legal. Forçar uma ruptura institucional só vai levar à repressão sistemática com o intuito do restabelecimento da lei e da ordem.

    2. Gui
      Gui

      Vai dormir adolescente, essa fase de revolucionário atrás de um teclado já deveria ter passado para você, acredito que nem tenha lido o texto e já saiu escrevendo asneiras, mas de qualquer forma vou ficar aguardando quando essa mão pesar sobre vocês, não esqueça que ditadura não faz acepção de pessoas e idéias, Stalin mandou assassinar seus próprio camaradas, hoje os perseguidos e presos são os conservadores, amanhã será você babaca!

      1. Miguel
        Miguel

        E o que você conseguiu com sua agressividade, revolucionário de botequim ? Quem não leu o texto foi você. Quem é comandante de uma PM deve arcar com responsabilidades também ou você pensou que só tinha benefícios (como os altos salários) ? Que comparação desconexa foi essa que você lançou com o Stalin ? Como você quer comparar um país como o Brasil (que é uma democracia) com à Rússia/URSS, país que nunca foi uma democracia ? Vai estudar, revolucionário. Ficar bebendo e comendo petiscos em botequim não vai lhe levar a lugar algum. A Rússia era um império autocrático e repressivo e depois da revolução bolchevique passou a ser uma ditadura ou você acha que a Rússia algum dia foi uma democracia ?

        Você têm certeza que os detidos em Brasília são todos conservadores ? Vocês não estão espalhando que aqueles são esquerdistas infiltrados ? Se decida, revolucionário de botequim : Eles são conservadores ou esquerdistas infiltrados ? Ou será que eles são conservadores apenas quando é conveniente para a propaganda política ?

    3. Dário José Xavier Neto
      Dário José Xavier Neto

      Amigo, é bem simples acabar com tudo isso, basta instituir o voto impresso com contagem pública do voto. Países muito mais civilizados e educados do que nós, como a Suécia, onde há 9 recontagens, nas cédulas de papel, todas públicas, onde qualquer cidadão é parte legítima para acompanhar, têm um sistema eleitoral muito mais transparente e de fácil auditoria pelo cidadão comum. No nosso sistema l, somente pessoas com determinada expertise técnica podem auditar, e ainda assim, até o limite que o TSE deixa! Garanto a você que com isso, o que chamam de “choro de perdedor” seria muito pequeno.

      1. Miguel
        Miguel

        Dário, o voto impresso não garante a inexistência de fraudes. A cédula gerada apenas registra o que o software interno da urna aponta. Logo, se há alteração do voto do eleitor, o voto impresso vai registrar o voto alterado e não o inserido pelo eleitor. Portanto, não há aumento na transparência com o uso de voto impresso. O uso de assinatura eletrônica em cada voto é muito mais transparente do que o voto impresso. Outra medida que traria mais transparência seria o uso de um sistema paralelo de registro de votos. Concordo com você que o nosso sistema de votação eletrônico é muito complexo para alguém sem conhecimento em computação entender. Seria necessário que os eleitores estudassem mais para entender e confiar mais. O TSE disponibiliza o acesso público aos sistemas antes das eleições, o problema é que poucas pessoas detém o conhecimento para realizar testes no sistema. Além disso, muitas pessoas buscam deslegitimar o sistema usando a ignorância da maioria dos eleitores que não entendem como ele funciona tecnicamente.

  15. Marcos Vinicius Pereira Vasconcelos
    Marcos Vinicius Pereira Vasconcelos

    Só vou acreditar que tudo acabou quando o iluministro mandar prender desta vez um general das FA e um Senador, pois, a lista está aumentando já foram ” deputado, coronel, governador, idoso, criança, índio, repórter e manifestantes pacíficos”.
    Será que vai chegar a vez de um general e senador???

    1. Miguel
      Miguel

      O problema é que por muitos séculos muitas autoridades eram consideradas intocáveis. Agora, eles estão vendo que qualquer um está ao alcance da justiça. Não importa se o indivíduo é presidente, general, senador, idoso ou o que quer que seja. Todos são iguais perante à lei e devem responder à ela proporcionalmente à seus atos.

  16. Alix
    Alix

    Algum oficial com coragem, vergonha na cara e firmeza, precisa colocar um final a estes abusos do judiciário.

  17. Enoque Soares Sathler
    Enoque Soares Sathler

    A população está dividida não em forma igualitária porque as fraudes eleitorais incharam o número de eleitores esquerdistas,as forças armadas e polícias estão divididas,a esquerda chama manifestantes pacíficos de terroristas e outros adjetivos,querem transformar atos democráticos em vandalismo quando se infiltram para causar o caos numa ação orquestrada e ainda querem que policiais decentes e verdadeiros democráticos cumpram ordem absurdas? Tudo mostra o desespero da esquerda que não consegue governar e nem mesmo segurar uma multidão de desafetos deste regime opressor bem característico do comunismo.

  18. Ana Claudia Herculano Da Costa
    Ana Claudia Herculano Da Costa

    O engraçado é que o que foi visto nas redes sociais, não foi falta de efetivo e sim a participação dos policiais a favor dos terroristas,o que foi visto foi,a ajuda e conivência dos policiais a esse ataque aos 3 poderes, e é por isso as prisões é por isso a exoneração do comandante e a prisão do mesmo,onde ele estava que não viu sua tropa sendo conivente com os golpistas? Onde o comandante estava que não viu sua tropa ajudando os terrorista? onde o comandante estava que não viu seus policiais tomando água de coco quando tudo era quebrado? É sobre isso é não sobre falta de efetivo, deixe de falácia que não tem ninguém burro a não ser os terroristas que filmaram o próprio crime .

    1. William Nunes
      William Nunes

      Amiga… aprenda escrever pq tu redigiu um monte de asneira sem pontuação sem nada, algo que não dá p entender. Agora, em se tratando de golpe acredito que teu candidato é o precursor de tal adjetivo, não acha? Ah, ía esquecendo…e também inaugurou a primeira fake News quando diz que ele, o partido e a caterva fez tudo p País e os outros nada. Agora mesmo prometeu salário mínimo de 1.320,00 e não vai pagar. Querida…pare de ser massa de manobra e utilize um pouco mais aquilo que vc chama de cérebro.

      1. João Batista Guimarães
        João Batista Guimarães

        A tua gramática também não está correta.
        Senta por cima do rabo,para dar aula de português.

    2. Brasil SEM lei
      Brasil SEM lei

      MAIS engraçado ainda foi o líder do terrivel terrorismo de 2016 , que mandou incendiar o STF e prédios públicos , onde 30 policiais ficaram feridos:
      além de NINGUÉM ter sido preso , nem pagar pelos prejuízos, o líder terrorista virou deputado federal do psol.
      #ocrimecompensa

    3. Zema Santos
      Zema Santos

      Amigo (sic) Ana Claudia, sua postagem está perfeita, mas você errou o veículo! Copie e cole no Uol!
      Mas, para você se acalmar, digo que infalível no Brasil só o STF e TSE, em suas decisões e seus sistemas de informática! A Americanas descobriu uma inconsistência de R$20 em sua contabilidade, mas já sabem como corrigir: passar a usar os computadores, e sistemas e programas do TSE pois, de tão seguros, não podem ser questionados nem auditados! Prêmio Nobel de Tecnologia já!

  19. Jefferson Pimenta De Lima
    Jefferson Pimenta De Lima

    Dizer que a eleição foi limpa. Um comentário desse só pode ser feito por algum cúmplice ou comparsa da quadrilha.

    1. Ana Claudia Herculano Da Costa
      Ana Claudia Herculano Da Costa

      Mas de novo esse papo, coisa cansativa é esse,perderem ,chorem o choro é livre ,

  20. Fabrizio Augusto Ventavolo
    Fabrizio Augusto Ventavolo

    A L E X A N D R E. D E. M O R A E S == R O B I E S P I R R E

  21. Marcos
    Marcos

    Até quando vai o silêncio do presrep e do ministro dos direitos humanos?

    1. Fabrizio Augusto Ventavolo
      Fabrizio Augusto Ventavolo

      Até na hora que a mira da opressão apontar pra eles.

    2. Miguel
      Miguel

      O ministro dos direitos humanos já falou. O problema é que você não quis ouvir.

  22. Alix
    Alix

    Finalmente sabemos quem domina, manda e desmanda totalmente neste país. Um ministro fora da lei, sem vergonha alguma, um bandido de altíssima periculosidade, um facínora cruel e psicopata.
    Ninguém fará nada para conter esta situação e estamos totalmente à mercê dos rompantes autoritários de um membro da suprema corte do país, para todo o sempre.

    1. Ana Claudia Herculano Da Costa
      Ana Claudia Herculano Da Costa

      Eu não entendo, vocês não queriam que as forças armadas tomasse conta do país??? E reclama de autoritarismo ??? Oi? Kkkkkkkkkkkk

    2. Igor M S
      Igor M S

      Eu realmente não sei quando que a corda vai estourar pro lado dele. Desta vez ele definitivamente passou dos limites ao prender comandante da PM e secretário de segurança sem direito a ampla defesa e contraditório. Certamente uma hora se tornará insustentável.

  23. Fabiano
    Fabiano

    Vejo aqui comentários à favor do que foi feito por arruaceiros, e baderneiros.
    Agora querem esculachar a polícia, o exército e todo o tipo de segurança pública para incitar uma rebelião contra um governo que foi eleito democraticamente, e o STF, por não ser passivo com essa baderna que virou esses protestos golpistas.
    Essa é a nova forma de tentar deslegitimar a constituição, aceitem que perderam as eleições, daqui a 4 anos tentem novamente, isso se chama democracia.

    1. Vitor
      Vitor

      Hitler chegou no poder na Alemanha graças a gente como você.

      1. GUARACY DANTAS JUNIOR
        GUARACY DANTAS JUNIOR

        Exatamente, Alexandre de Morais tem rasgado a Constituição constantemente.

      2. Miguel
        Miguel

        Leigo engano de sua parte ! Hitler chegou ao poder porque existiram pessoas que acreditaram que um único líder carismático (um enviado por deus), nacionalista, conservador,
        poderoso, autoritário e popular poderia criar um país maravilhoso e perfeito, o céu na terra para ser mais exato. Será que esse perfil de líder encontra semelhanças com algum líder atual ?

    2. Jefferson Pimenta De Lima
      Jefferson Pimenta De Lima

      Ninguém é a favor da baderna que foi feita. Agora você dizer que as eleições foram limpas. Ou você é cúmplice ou comparsa dessa quadrilha.

  24. geraldo goulart
    geraldo goulart

    Quando será que aparecerá um macho para prender o aloprado Moraes e por ordem na casa? Ele está se sentindo “o cara”, maz não é.

  25. Niwma Aparecida Mulatti Silva
    Niwma Aparecida Mulatti Silva

    Dia 16 o Brasil vai parar. Todo mundo dentro de suas casas. Está circulando este movimento. Vamos ver quem manda ni Brasil

  26. Claudio Mendes De Mello
    Claudio Mendes De Mello

    SEM STRESS, SÓ UMA PERGUNTA MESMO : O QUE VC ACHA QUE TERIA ACONTECIDO SE TIVESSEM PRENDIDO 1.200 BANDIDOS DOS MORROS DO RJ ,
    NUM GALPÃO ???
    Será que o primeiro a chegar seria os ” Direitos Humanos” ?

    1. GUARACY DANTAS JUNIOR
      GUARACY DANTAS JUNIOR

      “Direitos Humanos ” só existe para os manos.

  27. Vanessa Días da Silva
    Vanessa Días da Silva

    A PM vai se acovardar TB? Não tem corporativismo? O primeiro que se levantar para desobedecer derruba esse dominó. A PF em sua maioria TB não compactua com esses desmandos. É só a facção particular do ditador de toga, a GESTAPO brasileira que está alegremente cumprindo ordens, os demais estão de saco cheio.

    1. Leonardo Janussi Sampaio
      Leonardo Janussi Sampaio

      Concordo, Vanessa. O primeiro que disser NÃO aos desmandos vai implodir a moral dessa justiça desafinada.

  28. Paulo Henrique
    Paulo Henrique

    Afirma a constituição federal que as polícias militares sao forças auxiliares do exército. Se não conhecem a própria força devem bater continência e lamentar no anonimato de seus lares. Faz parte da escolha.

  29. Davi AHS
    Davi AHS

    Bateu!!!
    Nosso Titanic bateu!

    Essa “Questão Policial Militar” que está surgindo na PM do DF, não é isolada. Os conflitos éticos, morais e legais já surgem em todas as instituições sérias do país, inclusive nas Forças Armadas, como era previsível. Naturalmente, será mais notável naquelas instituições que têm a responsabilidade pela Defesa e Garantia da Lei e da Ordem.

    As polícias, que há décadas são hostilizadas e penalizadas por eventuais excesso e desvios ao enfrentar criminosos, expondo inclusive as próprias vidas e as de suas famílias, estão assistindo as mesmas autoridade que as reprimem cometendo excessos e desvios flagrantes e absurdos. E tudo isso para empoderar um criminoso condenado e descondenado de forma escandalosa, e eleito de forma acintosamente suspeita.

    O grande responsável pelo que está acontecendo ao Brasil é o STF. Àqueles ministros cujas consciências não compactuam com tudo isso, e que queiram se preservar do julgamento da História (e do povo), sugiro que renunciem o mais breve possível.

    Com dez dias do novo regime, já houve uma primeira convulsão. Mais de mil presos levados para um campo de concentração. A maioria, pessoas inofensivas. Todos desarmados. Muitos deles, frágeis. Em breve virão as mortes no cárcere político.

    Na minha visão, a falência moral do país vai nos levar ao caos, e possivelmente a uma convulsão séria, como uma guerra civil. O que vai emergir desse caos ainda é impossível especular.

    1. Leonardo Janussi Sampaio
      Leonardo Janussi Sampaio

      Parabéns, Davi! Comentário lúcido, perfeito. A Revolução está próxima.

  30. PEDRO LAURINDO DE ARAÚJO NETO
    PEDRO LAURINDO DE ARAÚJO NETO

    O MINISTRO ALEXANDRE DE MORAIS VIROU DONO DO BRESIL??
    PRENDE QUEM ELE QUER, DA FORMA QUE ELE QUER?

    1. Joel
      Joel

      E nós, cidadãos de bem, acreditávamos que com um novo senado a coisa mudaria. Nao muda. Ninguém tem coragem de peitar esse careca.

      1. Gilmar Silva
        Gilmar Silva

        Cidadão de bem, que não aceita a democracia e fica em quartel, que é facista, que degrada, que ofendo os outros porque pensam diferente de vcs.

    2. Gilmar Silva
      Gilmar Silva

      Só prende os facistas ,o correto seria demitir todos os policiais do distrito federal,tudo facista, que eram subornados por dinheiro do povo.

  31. Lulidi Amin Dada
    Lulidi Amin Dada

    O que se vê são só carreiristas e puxa-sacos acovardados, tanto no congresso, como na PM, como nas FA e outras instituições que compõe o Estado.

    São todos motivo de vergonha para o povo que os sustenta.

    Bater continência para bandido. Quem tiver o mínimo de vergonha pede exoneração.

    Todos acovardados contra as arbitrariedades de alguns.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.