publicidade
Mundo

Venezuela liberta 80 presos políticos neste domingo, 25

ONG Foro Penal registra solturas em várias regiões do país

Apesar de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, capturar o ditador Nicolás Maduro, o regime chavista continua forte na Venezuela | Foto: Reprodução/Flickr
Familiares de detidos relatam liberações graduais desde 8 de janeiro | Foto: Reprodução/Flickr

A ONG Foro Penal informou que o regime venezuelano libertou pelo menos 80 presos políticos neste domingo, 25. Segundo a entidade, o número pode aumentar com novas solturas em curso.

Alfredo Romero, presidente do Foro Penal, afirmou que o processo segue em andamento e que há registros de solturas em diferentes regiões do país. Ele divulgou a informações por meio de nota publicada na plataforma X.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Na sexta-feira 23, a presidente interina Delcy Rodríguez declarou que o regime já havia libertado 626 opositores. No entanto, ela não especificou o cronograma das solturas.

Rodríguez também anunciou que conversará nesta segunda-feira, 26, com Volker Türk, alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Segundo ela, o objetivo do contato é pedir que a ONU verifique as listas de pessoas já liberadas no país.

Familiares de detidos relatam liberações graduais desde 8 de janeiro, data do anúncio oficial sobre um “número significativo” de saídas da prisão.

Regime pede paz enquanto reprime oposição

Neste sábado, 24, Rodríguez solicitou a abertura de conversas com forças dissidentes. A iniciativa ocorre em um cenário de crise política, sob alegações do regime que o país está sob controle dos Estados Unidos.

“Não pode haver diferenças nem políticas nem partidárias quando se trata da paz na Venezuela”, afirmou a chavista, em discurso à emissora estatal VTV. “A partir das diferenças, temos que nos falar com respeito. A partir das diferenças, temos que nos encontrar e alcançar acordos.”

+ Leia também: “MST anuncia envio de brigadas à Venezuela e à Faixa de Gaza”

A Venezuela enfrenta um regime ditatorial há anos. Em 2024, protestos contra a permanência de Nicolás Maduro no poder resultaram na prisão de mais de 2 mil pessoas em apenas dois dias. O país também segue sob um estado de comoção que criminaliza o apoio a ações militares dos EUA.

1 comentário
  1. Gilberto Novaes
    Gilberto Novaes

    Enquanto isso, em Brazuela, Filipe Martins continua preso por um suposto acesso ao LinkedIn, o qual foi comprovado pela Microsoft, não ter ocorrido.
    Até quando a dobradinha PGR – STF continuarão a agir à margem da lei?

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.