publicidade
Mundo

Chavismo já prendeu 1,1 mil manifestantes; há 23 mortos

ONGs de direitos humanos acompanham onda de repressão no país

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, observa fiscais enquanto vota durante a eleição presidencial em Caracas - 28/7/2024 | Foto: Fausto Torrealba/Reuters
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, observa fiscais enquanto vota durante a eleição presidencial em Caracas - 28/7/2024 | Foto: Fausto Torrealba/Reuters

Desde o início dos protestos na Venezuela contra o ditador Nicolás Maduro, 1.102 manifestantes foram detidos pela polícia política do chavismo. Além disso, 23 pessoas morreram em virtude dos atos.

Os dados são do Foro Penal, uma ONG defensora dos direitos humanos.

Receba nossas atualizações

Várias entidades do terceiro setor acompanham a onda de repressão de Maduro na Venezula.

Edmundo González desafia Nicolás Maduro e se declara presidente da Venezuela

venezuela
O candidato da oposição à Presidência, Edmundo Gonzáles (à esq), e sua madrinha política, María Corina Machado (à dir), durante a assinatura do compromisso com o povo Venezuelano – 25/07/2024 | Foto: Divulgação/Comando Con Vzla y José Altuve

Depois de a ditadura perder o prazo para publicar as atas, e a oposição mais a agência de notícias AFP e o Centro Carter constatarem a vitória de Edmundo González, o ex-diplomata declarou-se o presidente eleito do país.

Os Estados Unidos e países da União Europeia já reconheceram González como o novo chefe do Executivo.

Em uma carta, o oposicionista reivindicou o cargo e pediu o apoio das Forças Armadas. “Vencemos esta eleição sem qualquer discussão”, afirmou González. “Foi uma avalanche eleitoral, cheia de energia e com uma organização cidadã admirável, pacífica e democrática, com resultados irreversíveis.”

Desde a semana passada, a Venezuela vive uma onda de repressão do regime contra opositores da ditadura. Pessoas chegaram a derrubar estátuas de Hugo Chávez e exigiram que Maduro deixe o posto. A maioria dos detidos tem sido enviada ao El Helicode, uma das piores cadeias da Venezuela.

Leia também: “A farsa da Venezuela”, reportagem publicada na Edição 228 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Daniel BG
    Daniel BG

    Aqui a ditadura é mais “refinada”. O bandido 9 tem quem ordene as prisões, tem quem o tire da prisão, tem quem venha à (velha e corrupta) imprensa explicar tais “jurisprudências”. Impeachment de Pacheco já!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade