publicidade
Mundo

Ucrânia admite que pode desistir da Otan

Medida vai ao encontro das reivindicações da Rússia

Volodymyr Zelensky (Foto: reprodução/Facebook)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, admitiu nesta segunda-feira, 14, que o país poderá desistir da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Essa é uma das principais reivindicações da Rússia, que, nos últimos meses, enviou cerca de 100 mil soldados para a fronteira ucraniana com o objetivo de impedir Kiev de aderir à aliança militar ocidental.

A postura de Zelensky vai ao encontro das declarações feitas pelo embaixador ucraniano em Londres, Vadym Prystaiko, em entrevista concedida à BBC no domingo 13. “Podemos desistir da Otan, mesmo porque estamos sendo pressionados e chantageados para fazer isso”, considerou o diplomata. “Estamos sendo flexíveis para encontrar a melhor maneira de sair disso.

Receba nossas atualizações

A Ucrânia está cercada por tropas russas em suas fronteiras norte e leste. Enquanto isso, os principais aliados ocidentais enviam armas e equipamentos para fortalecer o poderio bélico de Kiev. “Por quanto tempo a Ucrânia deve seguir nesse caminho? Quem irá nos ajudar?”, perguntou Zelensky.

As declarações das autoridades ucranianas foram bem recebidas por Moscou. “Claramente, se a Ucrânia confirmar a rejeição à entrada na Otan, seria um passo que facilitaria uma resposta melhor aos anseios russos”, salientou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Relacionadas

Reviravolta

Mais cedo, Zelensky havia declarado que seu país seria atacado na próxima quarta-feira, 16. “Dizem-nos que o ataque ocorrerá em 16 de fevereiro”, ressaltou. “Vamos fazer dele um dia de união. O decreto já foi assinado. Nesta tarde, desdobraremos a bandeira nacional, poremos fitas azuis-amarelas nas janelas e mostraremos ao mundo nossa unidade.”

Em virtude da repercussão das declarações, um alto funcionário do governo ucraniano, Mykhailo Podoliak, negou que a mensagem tenha sido literal. “Zelensky estava sendo irônico”, revelou. Desde o último fim de semana, possíveis ataques a Kiev estão sendo noticiados por agências internacionais.

Leia mais: “Rússia X Ucrânia – De que lado você está?”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 97 da Revista Oeste

9 comentários
  1. Angela
    Angela

    Ufa! Ucrânia acordou para a realidade.
    A ironia alegre e sutil de Zelensky prova a natureza bruta da humanidade. Até ironia tem de ser explicada.

  2. Ernesto Quast
    Ernesto Quast

    Presidente fraco, eleito em eleições fraudulentas, o senil Biden coloca os Estados Unidos e o mundo em um perigo totalmente desnecessário e facilmente contornável. Perde apenas (se é que perde) para aquele ditadorzinho de merda do Canadá. Como ainda não o retiraram do poder? Parece que os cidadãos de bem se abstiveram de participar da política no mundo todo, esse cenário tem que mudar. Bolsonaro pode fazer a diferença nas negociações com a Rússia? Claro que sim. Eu não me importo de viver em um país pacifista, desde que sua qualidade de vida seja comparável a uma Suíça, onde criminosos não tenham mais “direitos humanos” que o cidadão de bem, pagador de imposto, gerador de empregos e riquezas (o chamado “capitalista opressor”).

  3. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Na segunda guerra mundial, na operação Barbarossa, os alemães invadiram a U.R.S.S., justamente pela Ucrânia e logo de cara cercaram e tomaram Kiev, isso em junho de 1941 em pleno verão russo-europeu. Então esse conceito de estado-tampão, hoje em dia está ultrapassado ainda mais agora com esses misseis hipersônicos que em questão de minutos podem cair em Moscou e ou vice-versa. Então eu acho que não é só isso que o Putin quer. Ele quer mais e quanto mais a Ucrânia ceder mais ele avançará.

    1. Moisés Tadeu Cantelmo ibrahim
      Moisés Tadeu Cantelmo ibrahim

      Putin quer evitar que a Ukrania , outrora território Russo , seja no futuro um posto avançado da Otan , bem na sua fronteira !!!
      Os ocidentais estão cagando para Ukrania, querem o acesso aos gasodutos e a fronteira ….

    2. DALETE BELLO MOREIRA
      DALETE BELLO MOREIRA

      Sabedoria de um povo que sabe o que significa guerra, sangue inocente derramado e muita fome.
      É o ocidente que está forçando essa guerra.
      Ninguém se desmoraliza como nação por evitar uma guerra.

      1. Wagner M B Possani
        Wagner M B Possani

        Sabedoria um kacete, e covardia mesmo. Um povo que os governantes abriram mão de armas nucleares, (sim, a Ucrânia tinha armas nucleares e “doou”para a Rússia) tem que se ferrar. Infelizmente é o futuro do Brasil, país pacifista sempre será insignificante.

      2. Ricardo G. Filho
        Ricardo G. Filho

        A Ucrânia NUNCA “teve” armas nucleares porque os códigos de ativação permaneceram sempre sob controle russo – ou seja: o que a tal Declaração de Budapeste continha era apenas blablabla.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.