publicidade
Mundo

Ucrânia aceita proposta de cessar-fogo incondicional dos EUA

O objetivo da medida é abrir caminho para um acordo de paz mais amplo entre ucranianos e russos

Trump e Zelensky
O encontro entre os líderes norte-americano e ucraniano tem foco na continuidade do apoio militar a Kiev | Foto: Reprodução/Redes sociais

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou que a Ucrânia aceitou a proposta de cessar-fogo incondicional dos Estados Unidos. A decisão se deu nesta quinta-feira, 20.

A decisão veio depois de uma conversa de uma hora e meia com o presidente norte-americano, Donald Trump, que avaliou as negociações como positivas. O objetivo da medida é abrir caminho para um acordo de paz mais amplo.

Receba nossas atualizações

Durante a conversa, Trump mencionou detalhes de uma recente ligação com o presidente russo, Vladimir Putin. O norte-americano ressaltou a necessidade de interromper ataques a infraestruturas civis, especialmente no setor energético.

Zelensky afirmou que a Ucrânia está pronta para adotar essas medidas, destacando sua importância para a proteção da população e da infraestrutura crítica. Ele vê o cessar-fogo como essencial para viabilizar o diálogo e avançar na construção de um acordo de paz duradouro.

As negociações do cessar-fogo

A agência estatal russa RIA Novosti afirmou que as negociações de Putin foram fundamentais para Hamas de libertar o soldado refém
Além de Zelensky, Trump conversou com Vladimir Putin, sobre possível cessar-fogo | Foto: Reprodução/X

As discussões sobre o cessar-fogo foram iniciadas em uma reunião entre representantes da Ucrânia e dos EUA, realizada em Jeddah, na Arábia Saudita, no início de março.

Na ocasião, foram abordadas estratégias para garantir que o cessar-fogo seja efetivamente implementado e respeitado por ambas as partes envolvidas no conflito. Zelensky ressaltou a importância da medida como meio de possibilitar um acordo de paz.

“Acreditamos que, junto da América, com o presidente Trump e sob a liderança norte-americana, uma paz duradoura pode ser alcançada neste ano”, disse o presidente ucraniano.

Zelensky enfatizou que a colaboração com os EUA é fundamental para alcançar uma resolução pacífica do conflito, que já causou muitos danos e perdas.

Próximos passos

Nos próximos dias, representantes dos governos norte-americano e ucraniano irão se reunir na Arábia Saudita para discutir a implementação do cessar-fogo e questões de segurança.

As negociações abordarão formas de garantir o cumprimento da medida e responder rapidamente a qualquer violação para evitar a escalada do conflito.

Além disso, Zelensky enfatizou a necessidade de fortalecer a defesa aérea da Ucrânia para proteger os civis de ataques russos. No entanto, isso pode gerar tensão, já que Putin condicionou seu apoio ao cessar-fogo à garantia de que a Ucrânia não ampliará seu arsenal militar.

Outros temas incluem a troca de prisioneiros de guerra e o retorno de crianças ucranianas levadas pela Rússia. Zelensky afirmou que aceitar o acordo demonstra o compromisso da Ucrânia com a paz. “Os ucranianos querem paz”, disse. “Por isso, aceitamos a proposta de um cessar-fogo incondicional.”

As conversas entre Ucrânia e EUA seguem em andamento, e Zelensky garantiu que manterá contato com Trump e sua equipe para avançar no processo de pacificação. Ele expressou esperança de que, com apoio norte-americano, seja possível alcançar uma paz duradoura na região.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade