publicidade
Mundo

Trump suspende emissão de vistos de estudo nos EUA

Consulados receberam ordem para interromper entrevistas com candidatos; Harvard reage na Justiça à restrição a alunos estrangeiros

A doação deve ser anunciada na próxima semana, durante a visita ao Catar, que faz parte da agenda internacional de Trump | Foto: Isac Nóbrega/PR
Até o momento, o governo norte-americano não se pronunciou oficialmente sobre a decisão | Foto: Isac Nóbrega/PR

O governo dos Estados Unidos suspendeu, temporariamente, a emissão de vistos para estudantes estrangeiros. A ordem partiu do presidente Donald Trump e foi enviada a todos os consulados norte-americanos no mundo, segundo a agência de notícias Reuters.

A Embaixada dos EUA no Brasil já orienta os estudantes a procurarem os consulados locais.

Receba nossas atualizações

Até o momento, o governo norte-americano não se pronunciou oficialmente sobre a decisão. A medida afeta todos os tipos de visto de estudos, usados para intercâmbios e cursos universitários.

Leia mais: “EUA anunciam restrições a autoridades ‘coniventes com a censura'”

O Departamento de Estado norte-americano determinou a suspensão das entrevistas nos consulados, etapa final da solicitação do visto. Um comunicado interno orienta que não ocorra nenhum atendimento até nova ordem.

Segundo o site Politico, uma fonte da diplomacia dos EUA afirmou que o governo Trump estuda também analisar redes sociais dos solicitantes de visto.

Consulados cancelam entrevistas com candidatos

A decisão ocorre poucos dias depois de o Departamento de Segurança Interna anunciar, em 23 de maio, que estudantes estrangeiros não poderiam permanecer na Universidade Harvard, no Estado de Massachusetts. A regra afetaria cerca de 7 mil alunos, cerca de 25% do corpo estudantil da instituição.

No dia seguinte, a Justiça suspendeu a medida. Harvard processou o governo e alertou para os riscos. A universidade afirmou que a decisão poderia causar “efeitos devastadores” na vida dos estudantes internacionais.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

A universidade também classificou a medida como uma “violação flagrante” da Primeira Emenda da Constituição dos EUA.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Eu aposto no Trump friamente ele sempre está correto

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.