publicidade
Mundo

Trump critica países da Otan: 'Não fazem nada pelos EUA'

Segundo o presidente, aliados evitaram envolvimento nas operações militares contra o Irã

Trump x irã
Presidente dos EUA, Donald Trump | Foto: Reprodução/ Redes sociais

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou que países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) não quiseram se envolver em uma operação militar contra o Irã, no Oriente Médio.

Em publicação nas redes sociais, Trump disse que a maioria dos aliados não demonstrou interesse em participar da ação, apesar de, segundo ele, concordarem com a posição norte-americana sobre o programa nuclear iraniano.

Receba nossas atualizações

O presidente criticou a aliança militar e afirmou que os Estados Unidos arcam com os custos de defesa de outros países sem receber apoio em momentos decisivos. “Protegemos esses países, mas eles não fazem nada por nós”, escreveu.

Publicação de Trump na Truth Social | Foto: Reprodução
Publicação de Trump na Truth Social | Foto: Reprodução

Outras declarações de Trump e movimentações no Oriente Médio

O presidente dos EUA, Donald Trump
O presidente Donald Trump discursa para os republicanos da Câmara no centro Donald J. Trump – John F. Kennedy – Washington (DC) | Foto: Divulgação/Governo EUA

Trump afirmou que nunca considerou a Otan uma relação equilibrada e disse que os EUA não precisam do apoio dos aliados. Segundo ele, o país é a “nação mais poderosa do mundo” e não depende de outras forças militares.

O presidente também citou Japão, Austrália e Coreia do Sul ao dizer que os Estados Unidos não necessitam de ajuda externa.

Na segunda-feira 16, Trump afirmou que as forças militares do Irã foram amplamente destruídas depois de semanas de ataques conduzidos pelos norte-americanos e aliados. Mesmo assim, ele evitou declarar oficialmente o fim da guerra.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Segundo Trump, a ofensiva teria eliminado grande parte da capacidade militar iraniana, incluindo navios, aviões e sistemas estratégicos de defesa. O presidente afirmou que o Irã sofreu um golpe severo e que o país poderá levar anos para reconstruir suas forças armadas.

A escalada do conflito no Oriente Médio também tem provocado turbulência no mercado global de energia e ampliado preocupações com a segurança do Estreito de Ormuz, considerado o principal corredor de transporte de petróleo do mundo.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Bando de frouxos apanharam da Alemanha sozinha nas duas guerras mundiais , se não fossem os americanos nem existiriam hoje como país. A china apanhou tanto dos japoneses que dava pena e foram os americanos de novo derrotar os invasores

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade