publicidade
Mundo

Trump anuncia seguro para navios e possível escolta militar no Estreito de Ormuz

EUA querem garantir comércio marítimo, enquanto seguradoras suspendem cobertura; fluxo de petroleiros despenca na região

Trump avisa que Marinha dos EUA pode ser acionada para garantir fluxo de navios-tanque no Estreito de Ormuz | Foto: Reprodução/X
Marinha dos EUA pode ser acionada para garantir fluxo de navios-tanque no Estreito de Ormuz | Foto: Reprodução/X

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira, 3, em publicação na rede Truth Social, que determinou à Corporação Financeira de Desenvolvimento dos Estados Unidos a oferta de seguro contra riscos políticos para embarcações que operam no Golfo Pérsico. Segundo ele, a cobertura será disponibilizada “a um preço bastante razoável” e abrangerá especialmente o transporte de energia.

Na mesma mensagem, Trump indicou que, se necessário, a Marinha norte-americana poderá iniciar a escolta de navios-tanque que atravessem o Estreito de Ormuz, corredor marítimo estratégico para o escoamento de petróleo. A via conecta o Golfo Pérsico ao Mar da Arábia e concentra parcela significativa do comércio global da commodity.

Receba nossas atualizações

Trump: resposta imediata ao Irã

A movimentação ocorreu depois de a Guarda Revolucionária Iraniana declarar que o estreito estaria fechado e ameaçar incendiar embarcações que transitassem pela região. Em resposta, Trump afirmou que os Estados Unidos assegurarão o fluxo internacional de energia “independentemente do que aconteça”.

No setor privado, seguradoras marítimas como Skuld, Steamship Mutual e North Standard comunicaram aos clientes o cancelamento de coberturas para danos relacionados a conflitos armados nas águas da área.

Leia também: “Tiro ao alvo no topo de mundo”, artigo de Guilherme Fiuza publicado na Edição 311 da Revista Oeste

Tom Kloza, analista independente que assessora a Gulf Oil, disse à CNN Internacional que o Irã pode não ter capacidade prática de bloquear totalmente o Estreito de Ormuz, mas a retirada do seguro por parte das companhias já produz efeito semelhante. “As seguradoras e as empresas de navegação podem, na prática, fechar o estreito”. Veja abaixo vídeo que circula no X explicando a dinâmica do Estreito de Ormuz.

Dados da S&P Global Commodities at Sea indicam que apenas dois navios-tanque de petróleo e produtos químicos cruzaram a passagem na segunda-feira 2. Em condições normais, cerca de 60 embarcações transitam diariamente pela rota, responsável por aproximadamente 20% do fluxo mundial de petróleo.

+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade