publicidade
Mundo

Tragédia do submarino: mulher lembra os últimos momentos do marido e do filho

Christine Dawood perdeu dois familiares com a implosão do Titan

Shahzada Dawood e seu filho Sulaiman - tragédia do submarino titan - titanic
Shahzada Dawood e o filho Sulaiman: tripulantes do Titan | Foto: Reprodução/Redes Sociais/Christine Dawood

A tragédia do Titan, submarino que implodiu no Oceano Atlântico no mês passado, foi responsável por perda dupla para Christine Dawood. Ela era mulher do bilionário paquistanês Shahzada e mãe de Sulaimain, que fizeram parte da tripulação da derradeira expedição do submersível da empresa OceanGate aos destroços do Titanic.

Christine contou, segundo registro do site do jornal norte-americano New York Post, que, inicialmente, a ideia era que ela fosse a companhia de Shahzada na viagem. O casal, contudo, chegou a adiar a experiência em decorrência da pandemia da covid-19. Com o passar do tempo, o filho, de 19 anos, pediu para acompanhar o pai na expedição.

Receba nossas atualizações

Leia mais:

Viúva e mãe em luto, Christine relatou que o marido e o filho estavam entusiasmados com a possibilidade de ver os destroços do RMS Titanic, navio que naufragou em abril de 1922 no Oceano Atlântico, a cerca de 640 quilômetros da costa do Canadá. De acordo com o seu relato, a OceanGate conseguiu entusiasmá-los com o discurso de que se tornariam “exploradores, aventureiros e cientistas” indo ao fundo do mar para ver destroços centenários.

“Ele era como uma criança vibrante”, disse ela, referindo à animação do filho com a expedição a bordo do Titan. A respeito do marido, Christine garantiu que ele apresentava “um grande brilho no rosto falando sobre todas essas coisas nerds“.

Pai e filho seguiam animados até instantes antes da tragédia com o submarino

submarino titanic implodiu 2
Magnata paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Sulaiman. Ambos estavam a bordo do submarino Titan | Foto: Engro Corporation

Conforme o New York Post, Christine ressaltou que o marido e o filho seguiram animados até a hora em que os viu pela última vez: quando, em alto-mar, o submarino deu início à viagem que resultou em tragédia e na morte de todos os cinco tripulantes.

Ainda de acordo com ela, a equipe da OceanGate que ficou na superfície explicou, num primeiro momento, que era comum o Titan perder a comunicação com a superfície em alguns momentos. Com o passar das horas, o clima de pânico se instaurou, e as buscas pelo veículo subaquático começaram. Parte dos destroços foi encontrada, a saber, na última quinta-feira, 29.

Para ele e o filho realizarem a expedição aos destroços do Titanic, Shahzada pagou à OceanGate o equivalente a R$ 2 milhões (US$ 250 por cada passagem). Por fim, Christine contou que o marido estava ansioso até mesmo na véspera da fatídica viagem. “Vou mergulhar amanhã! Vou mergulhar amanhã”, teria dito o bilionário paquistanês.

Leia também: “Por que as águas onde o submarino Titan desapareceu são traiçoeiras?”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.