publicidade
Mundo

Taiwan anuncia aumento recorde para gastos militares

Objetivo é fazer frente a eventual ação militar pela China

Taiwan
Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos EUA, e Tsai Ing-wen, presidente de Taiwan, em 3 de agosto

Taiwan anunciou nesta quinta-feira, 25, que está planejando um aumento recorde no orçamento militar para 2023. O objetivo é fazer frente a eventual ação militar pela China, cujo governo comunista — que se considera dono da ilha — promoveu uma série de exercícios militares na região nas últimas semanas.

O governo taiwanês propôs um novo orçamento militar, de US$ 415,1 bilhões (R$ 2,1 trilhões) para o próximo ano, um aumento de 13% em relação a 2022. Esta soma recorde deve ser aprovada pelo Parlamento.

Receba nossas atualizações

Um orçamento especial também será reservado para a aquisição de aviões de combate, informou o órgão responsável pelos orçamentos, em nota à imprensa. Em nome do primeiro-ministro Su Tseng-chang, um porta-voz disse que o volume de recursos para a defesa pretende “salvaguardar a segurança nacional

As manobras militares da China começaram depois da visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan. Na sequência, outros políticos norte-americanos se reuniram com a presidente, como o governador de Indiana.

Estimativas dos Departamento de Defesa dos EUA revelam que Taiwan está em desvantagem numérica em relação à China, com 88 mil militares contra 1 milhão de soldados chineses. No ano passado, Taiwan registrou cerca de 950 incursões de aviões de guerra chineses em sua zona de defesa aérea. Em 2020, foram cerca de 380.

Relacionadas

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade