publicidade
Mundo

Smartphones de milhares de pessoas são alvo de ataque hacker

Software Pegasus roubou dados de 50 mil usuários, entre jornalistas e autoridades governamentais, informa reportagem

dados vazados
Foto: Divulgação/Flickr

O programa Pegasus foi usado para espionar jornalistas, políticos e ativistas de 50 países. É o que informou reportagem do jornal The Guardian, publicada no domingo 18. Cerca de 50 mil pessoas estão na lista de vítimas. A pedido da publicação estrangeira, com base em depoimentos que recebeu para divulgar a denúncia, o Laboratório de Segurança da Anistia Internacional examinou 67 smartphones suspeitos de ataques.

Do total, 23 foram infectados com sucesso e 14 mostraram sinais de tentativa de invasão. Algumas das investidas teriam sido realizadas recentemente, em julho de 2021, provavelmente utilizando de falhas de segurança ainda desconhecidas por pesquisadores e empresas. Em nota à imprensa, a companhia responsável pelo produto informou que desconhece as informações noticiadas pela imprensa britânica.

Receba nossas atualizações

O que é

Desenvolvido pela empresa de vigilância israelense NSO Group, o objetivo inicial do Pegasus era monitorar grupos terroristas. Em linhas gerais, o software infecta dispositivos iOS e Android como um vírus, com a finalidade de extrair mensagens, fotos e e-mails das vítimas, assim como gravar chamadas e ativar microfones secretamente.

Como funciona

Em alguns casos, o Pegasus pode ser instalado sem a necessidade de enganar o usuário para que ele faça um download, que é a maneira mais comum de invadir um aparelho. Uma invasão do Pegasus pode ocorrer através de uma ligação de telefone, por exemplo. A empresa israelense vendeu o programa para governos de países. Supostamente, eram os clientes dessa empresa que decidiam quais eram os smartphones que seriam invadidos.

Leia também: “O desastre dos megavazamentos de dados”, reportagem publicada na Edição 48 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.