publicidade
Mundo

Rússia faz alerta e ameaça retaliar se demandas não forem aceitas

Kremlin aguarda, nesta semana, resposta dos Estados Unidos sobre as principais solicitações que envolvem a Ucrânia

governo da ucrânia
Foto: Reprodução/Flickr

A Rússia fez um alerta nesta quarta-feira, 26, de que adotará “medidas de retaliação” se os Estados Unidos (EUA) e seus aliados rejeitarem as demandas de segurança feitas pelo país em relação à Ucrânia.

A advertência foi feita em meio às preocupações do Ocidente de que a Rússia esteja planejando uma invasão da Ucrânia, depois de mobilizar mais de 100 mil soldados na fronteira com o país vizinho.

Receba nossas atualizações

O Kremlin nega ter intenção de invadir a Ucrânia, mas não convenceu os EUA nem outros países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que anunciaram a mobilização de tropas nos últimos dias em caso de ataque.

No centro do impasse estão questões sobre o futuro da Ucrânia. A Rússia exigiu garantias de que a Otan nunca aceitará o país e outras ex-repúblicas soviéticas como membros. O Kremlin também quer que a aliança militar retire tropas e equipamentos militares de sua vizinhança.

Em uma audiência no Parlamento russo nesta quarta-feira, 26, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que ele e outros funcionários do alto escalão do governo aconselharão o presidente do país, Vladimir Putin, sobre os próximos passos, após o Kremlin receber respostas às suas demandas por escrito dos EUA.

A expectativa é que essas respostas sejam enviadas pela Casa Branca nesta semana, mas os EUA e seus aliados já deixaram claro que rejeitarão as principais demandas da Rússia.

“Se o Ocidente continuar com seu curso agressivo, Moscou tomará as medidas de retaliação necessárias”, afirmou o chanceler russo. “Não vamos permitir que nossas propostas sejam afogadas em discussões intermináveis.”

Questionado pelos parlamentares se a Rússia pode expandir a cooperação militar com Cuba, Venezuela e Nicarágua, Lavrov se limitou a dizer que Moscou tem relações próximas com os governos dos três países.

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. Daniel BG
    Daniel BG

    “Se o ocidente continuar com seu curso agressivo” quando está claro que toda agressão parte dos “camaradas” do lado russo. A Rússia, talvez, ainda olha para o mundo como se fossem a antiga união soviética. Mas é o perigo de guerra que mais assombra. Certamente que o ocidente tem um aliado que a Rússia não tem, a Ucrânia!

    1. Ricardo G. Filho
      Ricardo G. Filho

      A Ucrânia não é nem será aliada do Ocidente, até porque tem praticamente 1/3 de seu território composto de russófonos historicamente ligados ao grande vizinho. O que eles buscam é armamento e dinheiro para sustentar aquele Estado corrupto e falido; nada mais.

      A reação da Rússia é compreensível, vendo que estaria praticamente rodeada de atores hostis.

    2. Edu B.
      Edu B.

      Não, não está claro.

      A OTAN está avançando em direção a China e Rússia há anos. É compreensível que ela queira se “proteger”, mas para tudo há um limite. Colocar mísseis na Ucrânia é um absurdo. A Rússia estava quieta. A China tem incomodado o cenário geopolítico, realmente, mas a OTAN não tinha nada que mexer nas fronteiras da Rússia.

      Pode ver que a Alemanha está quietinha, porque depende do gás russo, depois de fecharem tudo que é usina nuclear que podiam. Essa ação da OTAN tem cara de segundas intenções.

      Quem acompanha esse Macron, por exemplo, consegue perceber o teor da situação. Po, não é difícil: olha bem os governos dos países membros da OTAN! Observa a situação interna dessas nações, também.

      1. J Ponte
        J Ponte

        O que de fato quer Vladimir Putin ?
        Está e a questão .
        Não se trata de ameaça por armar países periféricos .
        Não se trata da aproximação as suas fronteiras .
        Este é o espantalho usado por Putin .
        O que de fato ele quer e não declara , está e a questão .
        As coisas não podem e não são óbvias para consumo da massa .
        Se todos dizem estar entendendo e por que não estão entendendo nada .
        O que de fato quer Putin ?

      2. Edu B.
        Edu B.

        >Não se trata de ameaça por armar países periféricos .
        >Não se trata da aproximação as suas fronteiras .

        Lógico que se trata, J Ponte. É a mesma situação dos mísseis de Cuba. Armar um território significa controlá-lo, significa expansão. A França vive falando de montar um exército europeu.

        Eles estão revoltados porque não conseguiram fazer o que queriam na Síria.

        https://limacharlienews.com/foreign-policy/french-in-syria/

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.