publicidade
Mundo

Rússia ataca Kiev durante visita de secretário-geral da ONU

Dois mísseis atingiram a capital ucraniana durante visita oficial de António Guterres à cidade na quinta-feira

Secretário-geral da ONU António Guterres visita Kiev | Foto: Reprodução/Twitter

A Rússia atingiu Kiev com pelo menos dois mísseis durante a visita do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) à capital ucraniana, na quinta-feira, 28. António Guterres esteve na cidade se reunindo com autoridades locais para tratar do conflito, que já dura dois meses.

A ofensiva russa lançou o ataque a Kiev logo depois de Guterres realizar uma entrevista coletiva com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, na qual o chefe da ONU prometeu aumentar a ajuda à Ucrânia.

Receba nossas atualizações

Um dos mísseis atingiu um prédio residencial no distrito de Shevchenkivskyi, em Kiev. Os ataques aconteceram a cerca de 3,5 quilômetros do local onde Guterres e Zelensky se proninciaram à imprensa. A Rússia confirmou oficialmente a ação.

No pronunciamento em Kiev, o secretário-geral do ONU prometeu intensificar os esforços para ajudar o lado ucraniano do conflito, como foco na ação humanitária.

“Fiquei comovido com a resiliência e bravura do povo da Ucrânia. Minha mensagem para eles é simples: não vamos desistir”, afirmou o português Guterres por meio das redes sociais.

“A ONU redobrará seus esforços para salvar vidas e reduzir o sofrimento humano. Nesta guerra, como em todas as guerras, os civis sempre pagam o preço mais alto.”

No início da visita oficial, Guterres esteve nas cidades de Irpin e Bucha. Nesta última, estima-se que 300 pessoas foram mortas enquanto a localidade estava ocupada pelas forças russas.

Antes de passar por Kiev, o secretário-geral esteve na Rússia para uma reunião com o presidente Vladimir Putin. Guterres solicitou que os países em conflito colaborem com a ONU e pediu que os civis sejam retirados das zonas bombardeadas. 

Desde o início da invasão, em 24 de fevereiro, mais de 1.400 ucranianos foram mortos, de acordo com a sub-secretária-geral da Organização das Nações Unidas, Rosemary DiCarlo. 

Relacionadas

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. analisando
    analisando

    Acho que quem promove sempre esses regimes autoritários é a cambada comunista de quem vc faz parte. E sempre com essa tara de citar Bolsonaro. Assim vcs. vão elege-lo no primeiro turno, claro se não fraudarem as eleições como fizeram com Biden e o esquerdista do Chile entre outros.

  2. analisando
    analisando

    Domingos a nota não tem nada à haver com o Bolsonaro, mas vc. faz questão em falar dele.
    É incrível esta sua fixação com o nosso Presidente, vc. gosta de sempre promove-lo.
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Pena não ter acertado esse comunista da ONU. Como aconteceu com um deles no Iraque.

  4. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    EU NUNCA gostei do sistema soviético ou atual russo de controle de sua sociedade.
    É DANTESCO…É TIRÂNICO…MAAaaasss….
    O PIOR INIMIGO DO BRASIL , DA AMÉRICA LATINA ..DO OCIDENTE…está na figura de JOE BIDEN. O fraudador de eleições! e seus asseclas europeus. FRANçA. Alemanha, Inglaterra/Holanda e países nórdicos.
    A RUSSIA TÁ CERTA!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade