publicidade
Mundo

Rússia assume controle de Kherson, no sul da Ucrânia

Militares avançam em direção à capital

Ucrânia
ataque russo

Na noite da quarta-feira 2, autoridades da Ucrânia confirmaram que o exército russo dominou Kherson, cidade portuária a 570 quilômetros da capital, Kiev. O local tem aproximadamente 290 mil habitantes.

“Os invasores estão em todas as partes da cidade e são muito perigosos”, declarou o chefe da administração regional de Kherson, Guennady Lakhuta, no Telegram.

Receba nossas atualizações

O prefeito de Kherson, Igor Kolykhayev, afirmou ter conversado com os russos em um edifício da administração municipal. “Não tínhamos armas e não fomos agressivos”, afirmou.

O prefeito anunciou um toque de recolher e restrição ao tráfego de carros. Ele disse não fez nenhuma promessa aos russos. Pediu apenas que não atirem nas pessoas.

As forças russas haviam anunciado que tomaram controle da cidade na quarta-feira, mas os ucranianos negavam a informação em virtude de as defesas da cidade resistirem.

Bombardeios avançam pelo país

A capital da Ucrânia, Kiev, voltou a ser alvo de bombardeios russos nesta quinta-feira, 3. Na região de Kharkiv, 34 civis morreram nas últimas 24 horas, segundo os serviços de emergência ucranianos.

Militares ucranianos alegam que as tropas russas “não tiveram sucesso em quase todas as direções em que estavam avançando”, de acordo com uma atualização operacional publicada na manhã desta quinta, e mencionada pelo jornal britânico The Guardian.

O comunicado ucraniano ainda acrescentou que o bombardeio de bairros residenciais nas principais cidades continuou durante a noite, enquanto as tropas russas avançavam em direção aos arredores do norte de Kiev e a Mariupol, no sudeste do país.

Ao mesmo tempo, o Ministério da Defesa russo comunicou estar avançando e tomando o controle de cidades em várias frentes do conflito, com apoio dos grupos pró-separatismo de Donetsk e Luhansk.

A imprensa ucraniana também noticiou que alvos civis foram bombardeados na cidade de Sumi, no nordeste do país. De acordo com um comandante militar da região citado pelo The Kyiv Independent, um edifício da Sumy State University foi atingido pelo ataque de artilharia.

Mais cedo, ainda na noite de ontem, seis pessoas, entre elas duas crianças, morreram depois de um bombardeio na cidade ucraniana de Izium, na região de Kharkiv, segundo informou o vice-prefeito do munícipio, Volodmir Matsokin.

Relacionadas

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade