publicidade
Mundo

Robert F. Kennedy Jr. é confirmado como secretário de Saúde de Trump

O político defende mudanças na indústria farmacêutica e na alimentação dos norte-americanos

Robert F. Kennedy Jr., o novo secretário de saúde dos Estados Unidos | Foto: Reprodução/Redes sociais
Robert F. Kennedy Jr., o novo secretário de saúde dos Estados Unidos | Foto: Reprodução/Redes sociais

O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta quinta-feira, 13, Robert F. Kennedy Jr. como secretário da Saúde e Serviços Humanos do presidente Donald Trump. Com uma votação de 52 a 48, a decisão reflete divisões partidárias significativas.

A confirmação, assegurada com uma maioria simples, contou com o apoio republicano, exceto pelo senador Mitch McConnell, que votou contra. As audiências de confirmação de Kennedy foram intensas, com críticas a suas alegações de que vacinas estariam ligadas ao autismo, já refutadas por pesquisas científicas.

Receba nossas atualizações

Os democratas destacaram seu papel na Children’s Health Defense, organização que ele fundou e que se opõe a vacinas, tendo processado o governo federal em várias ocasiões, inclusive contra a autorização da vacina covid-19 para crianças.

O senador republicano Bill Cassidy, médico e presidente do Comitê do Senado sobre Saúde, Educação, Trabalho e Pensões, foi decisivo ao apoiar Kennedy na votação do comitê, permitindo que a indicação avançasse.

Cassidy, apesar de “preocupado” com o histórico do político em relação a vacinas, apoiou-o depois de receber compromissos do indicado.

Perfil de Robert F. Kennedy Jr.

Trump e RF Kennedy Jr. se cumprimentam
Trump e Robert F. Kennedy Jr. em um evento de campanha do republicano | Foto: Carlos Barria/Reuters

Kennedy, além de suas posições sobre vacinas, defende mudanças na indústria farmacêutica e na alimentação. Ele pretende promover um estilo de vida saudável, reformar diretrizes dietéticas e combater alimentos ultraprocessados.

Anteriormente, ele lançou uma candidatura presidencial democrata, em abril de 2023, mas suspendeu a campanha seis meses depois para apoiar Trump e seguir como candidato independente.

Depois da confirmação, Trump elogiou Kennedy, descrevendo-o como “um campeão incrível para muitos desses valores que todos compartilhamos”.

Entretanto, o Comitê Nacional Democrata criticou a decisão do Senado, acusando Kennedy de não priorizar a saúde dos norte-americanos e de espalhar “desinformação médica” com possíveis consequências fatais.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade