O presidente da Rússia, Vladimir Putin, voltou a pôr em xeque a soberania nacional da Ucrânia. Durante evento da companhia aérea russa Aeroflot, realizado no sábado 5, o ex-agente da KGB disse que a independência de Kiev depende da mudança de postura de seu presidente, Volodymyr Zelensky. “As lideranças atuais precisam entender que, se continuarem fazendo o que estão fazendo, o Estado ucraniano corre risco”, alertou. “E, se isso acontecer, elas serão totalmente responsabilizadas.”
No mesmo evento, Putin criticou as retaliações políticas e econômicas aplicadas pelas potências ocidentais. “Essas sanções que estão sendo impostas são como uma declaração de guerra, mas, graças a Deus, a situação não chegou a isso”, observou o presidente russo.
Receba nossas atualizações
O ex-agente da KGB disse ainda que, se outros países tentarem estabelecer uma zona de exclusão aérea na Ucrânia, haverá retaliação. “Qualquer movimento nessa direção será considerado como uma participação em um conflito armado”, ressaltou. “A implementação dessa exigência está associada a consequências catastróficas não só para a Europa, mas para todo o mundo.”
Na última semana, Zelensky assinou um pedido de adesão à União Europeia. Esse é um dos motivos pelos quais o Kremlin mantém sua ofensiva contra as principais cidades ucranianas. “Nosso objetivo é estar junto com os europeus, e, mais importante, em pé de igualdade”, salientou. “Tenho certeza que é justo. Tenho certeza que é possível.”
Leia também: “Putin, a Mãe Rússia e o Ocidente”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 102 da Revista Oeste
O que esse russo está fazendo é um genocídio.
Ele está muito doido! Invade o país e diz que a culpa é do país do qual ele é o invasor…. Se não o conterem, a médio prazo fará um estrago muito maior, visto que as economias estão todas conectadas…
Mas foi a Ucrânia que quis por missieis ocidentais na cara dos russos, entao a culpa em parte sao dos ucranianos sim.
Putin tá bravo. A hora dele logo chega.
Esta POtência, a continuar assim, irá virar PÓ brevemente.
Kkkkkkkk…..colocam a imagem do Putin enfurecido, para impressionar o leitor ……
Exatamente