publicidade
Mundo

Professor universitário que achou ataque do Hamas 'entusiasmante' é afastado

Russell Rickford leciona história na Universidade Cornell, no interior de Nova York

professor universitário ataque hamas entusiasmante
A fala foi dita em uma manifestação em defesa da "causa" palestina | Foto: Divulgação/Cornell Review

O professor Russell Rickford, da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, foi afastado na última sexta-feira, 25, depois de chamar o ataque terrorista do grupo Hamas contra Israel de “entusiasmante” e “revigorante”. Ele deve ficar fora até o fim do semestre. 

Rickford é professor de história na universidade, localizada na cidade de Ithaca, no interior do Estado de Nova York. O professor fez as declarações durante um protesto em defesa da “causa palestina” e do Hamas.

Receba nossas atualizações

Leia também: “Israel neutraliza dois mergulhadores armados de Hamas”

Em 7 de outubro, o grupo terrorista Hamas matou cerca de 1.400 pessoas, a maioria civis

Referindo-se ao ataque terrorista, Rickford disse que “não é humano” quem não sente a mesma sensação que ele. Manifestantes em defesa da “causa palestina” e do Hamas aplaudiram o professor.

O docente havia mantido suas declarações, mas, em virtude da pressão feita por diversos alunos e funcionários da universidade, acabou se desculpando pela “horrível escolha de palavras”. O recuo aconteceu antes de seus alunos serem informados de que ele havia sido afastado do cargo.

Leia mais: “Terroristas impedem que cidadãos dos EUA deixem Gaza”

De acordo com o jornal universitário Cornell Review, uma professora chamada Tamika Nunley enviou um e-mail aos alunos para informar que assumirá as aulas sobre história afro-americana pós-Guerra Civil, que eram lecionadas por Rickford. 

A informação foi confirmada ao jornal pela assessoria de imprensa da universidade. Segundo Cornell, Russell Rickford teria solicitado a licença e a instituição aprovou. 

Alunos fazem petição exigindo demissão do professor

Alunos da universidade criaram uma petição pelo site change.org, exigindo a demissão do professor. Cerca de 11,8 mil pessoas assinaram o documento digital.

Além disso, a senadora norte-americana Kirsten Gillibrand (Partido Democrata) e a deputada norte-americana Claudia Tanney (Partido Republicano), ambas por Nova York, também pediram a demissão do docente. 

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. SERGIO RODRIGUES MARTINS
    SERGIO RODRIGUES MARTINS

    Esses simpatizantes de terroristas têm de ser colocados no seu devido lugar: a lata do lixo!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.