O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, mostrou-se disposto a negociar com o Kremlin. “Quero, mais uma vez, fazer um apelo ao presidente da Federação Russa”, disse, em pronunciamento realizado nesta sexta-feira, 25. “Vamos sentar à mesa de negociações e evitar mais mortes.”
Segundo o líder ucraniano, seu país pode desistir da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). “Não temos medo de falar sobre o status neutro. E não estamos na Otan neste momento”, afirmou, antes de ressaltar que essa condição torna seu país vulnerável. “Mas quais garantias e, mais importante, quais países específicos nos dariam garantias?”
Receba nossas atualizações
A Rússia respondeu. De acordo com o porta-voz de Moscou, Dmitri Peskov, o presidente Vladimir Putin analisará as considerações de Zelensky. “Putin está disposto a enviar uma delegação russa de alto nível a Minsk, a fim de estabelecer negociações com uma delegação ucraniana”, disse. Em sentido oposto, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, ressaltou que a Ucrânia perdeu a oportunidade de negociação.
Minsk, capital da Bielorrússia, é a cidade em que os acordos de paz foram realizados anteriormente entre Rússia e Ucrânia, depois da invasão da Crimeia.
Leia também: “Putin desafia o Ocidente”, reportagem de Flavio Morgenstern publicada na Edição 101 da Revista Oeste
Fazer acordo com esse sujeito é dar um tiro no pé, porém o que resta ao presidente da Ucrânia? O ocidente falou, falou e só fez o que é de praxe, até agora.
Não se deve negociar com terroristas, eles só entendem a força.
A Ucrânia deveria entrar na OTAN o mais breve possível.
O Volodymyr Zelensky agora quer dar o dedinho.
E quer dar o dedinho para a KGB.
Foi malz, era brincs que eu ia entrar para a OTAN, dá o dedinho vai.
Bora fazer um video no tik tok.
Em tempo, essa pose telefone é chique hein?
Os acordos da Europa que nao expandiria para os paises leste, antiga URSS nao foram cumpridos. Polonia, moldavia, romenia, etc etc. so falta Ucrania, suiça e Finlandia. Nada justifica à guerra.
O Ocidente não fará nada a favor da Ucrânia, como não fez nada em 1956 quando a mesma Rússia invadiu a Hungria e a Tchecoslováquia, apesar dos pedidos desesperados dos dois povos. Se fizesse agora, o desastre seria incalculável. Além disso, como Joe Biden se sentiria se Putin resolvesse instalar armas nucleares na Nicarágua de Ortega ou na Venezuela de Maduro? Kennedy em 1962 mostrou o que a América faz quando é ameaçada.
Tem razão. Biden não saberia agir como Kennedy agiu. A fraqueza de Biden foi essencial para Putin trocar!