publicidade
Mundo

Ucrânia pode desistir da Otan, afirma presidente do país

Volodymyr Zelensky disse que precisa de garantias para deixar de considerar a entrada na aliança militar

Ucrânia
Foto: Reprodução/Flickr

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, mostrou-se disposto a negociar com o Kremlin. “Quero, mais uma vez, fazer um apelo ao presidente da Federação Russa”, disse, em pronunciamento realizado nesta sexta-feira, 25. “Vamos sentar à mesa de negociações e evitar mais mortes.

Segundo o líder ucraniano, seu país pode desistir da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). “Não temos medo de falar sobre o status neutro. E não estamos na Otan neste momento”, afirmou, antes de ressaltar que essa condição torna seu país vulnerável. “Mas quais garantias e, mais importante, quais países específicos nos dariam garantias?

Receba nossas atualizações

A Rússia respondeu. De acordo com o porta-voz de Moscou, Dmitri Peskov, o presidente Vladimir Putin analisará as considerações de Zelensky. “Putin está disposto a enviar uma delegação russa de alto nível a Minsk, a fim de estabelecer negociações com uma delegação ucraniana”, disse. Em sentido oposto, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, ressaltou que a Ucrânia perdeu a oportunidade de negociação.

Minsk, capital da Bielorrússia, é a cidade em que os acordos de paz foram realizados anteriormente entre Rússia e Ucrânia, depois da invasão da Crimeia.

Leia também: “Putin desafia o Ocidente”, reportagem de Flavio Morgenstern publicada na Edição 101 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

7 comentários
  1. Cesar Lovisaro Neto
    Cesar Lovisaro Neto

    Fazer acordo com esse sujeito é dar um tiro no pé, porém o que resta ao presidente da Ucrânia? O ocidente falou, falou e só fez o que é de praxe, até agora.

  2. Guru da Direita
    Guru da Direita

    Não se deve negociar com terroristas, eles só entendem a força.

    A Ucrânia deveria entrar na OTAN o mais breve possível.

  3. Alberto Torres
    Alberto Torres

    O Volodymyr Zelensky agora quer dar o dedinho.
    E quer dar o dedinho para a KGB.
    Foi malz, era brincs que eu ia entrar para a OTAN, dá o dedinho vai.
    Bora fazer um video no tik tok.

  4. Ribamar Arruda
    Ribamar Arruda

    Os acordos da Europa que nao expandiria para os paises leste, antiga URSS nao foram cumpridos. Polonia, moldavia, romenia, etc etc. so falta Ucrania, suiça e Finlandia. Nada justifica à guerra.

  5. Carlos Perktold
    Carlos Perktold

    O Ocidente não fará nada a favor da Ucrânia, como não fez nada em 1956 quando a mesma Rússia invadiu a Hungria e a Tchecoslováquia, apesar dos pedidos desesperados dos dois povos. Se fizesse agora, o desastre seria incalculável. Além disso, como Joe Biden se sentiria se Putin resolvesse instalar armas nucleares na Nicarágua de Ortega ou na Venezuela de Maduro? Kennedy em 1962 mostrou o que a América faz quando é ameaçada.

    1. Rosely M G Goeckler
      Rosely M G Goeckler

      Tem razão. Biden não saberia agir como Kennedy agiu. A fraqueza de Biden foi essencial para Putin trocar!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade