publicidade
Mundo

Presidente da Lituânia quer Finlândia e Suécia na Otan

Segundo Gitanas Nauseda, a adesão dos dois países à aliança militar aumentaria a segurança no Leste Europeu

Otan
Foto: Reprodução/Flickr

A adesão da Finlândia e da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) aumentaria a segurança dos Países Bálcãs e fortaleceria a aliança militar ocidental, disse Gitanas Nauseda, presidente da Lituânia. “Seremos capazes de supervisionar e controlar melhor a região do ponto de vista militar”, explicou, em entrevista concedida neste sábado, 16, ao jornal Financial Times.

Em fevereiro deste ano, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, disse que ambos os países sofreriam retaliações caso se aproximassem da Otan. “Essa decisão teria sérias consequências militares e políticas, que obrigariam nosso país a dar uma resposta reciproca”, advertiu, em entrevista coletiva.

Receba nossas atualizações

Relacionadas

Finlândia e Suécia são membros da União Europeia (UE), mas não integram a Otan. Isso porque seus governos acreditavam que as relações diplomáticas com os russos seriam mais sólidas se permanecessem fora da aliança. Mas o cenário mudou. Nas próximas semanas, Helsinque deverá solicitar oficialmente a adesão à Otan, enquanto Estocolmo considera a hipótese.

A mudança de postura ocorre em virtude da invasão da Ucrânia pela Rússia. Depois de observarem os estragos causados em diversas cidades ucranianas, os finlandeses e os suecos avaliam que não conseguiriam resistir a eventuais ataques do Kremlin, razão por que precisariam solicitar o apoio militar da Otan.

Leia também: “Ordem mundial é o objetivo da guerra informacional na Ucrânia”, reportagem de Luis Kawaguti publicada em Oeste

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Daniel BG
    Daniel BG

    A Rússia não é apenas um país louco. É também assassino e ameaçador. Qualquer país que tenha um pouco de senso da diferença entre bem e mal deverá boicotar o país comunista.

  2. JOSÉ FERNANDO DE OLIVEIRA
    JOSÉ FERNANDO DE OLIVEIRA

    A única coisa que irão conseguir é desencadear uma guerra nuclear.Aquela situação que todos estão errados,é direito entrar na OTAN,é,mas vai dar problema,estão cercando a Rússia por todos os lados,mas se esquecem que o maluco do Putin,controla mais de 6 mil ogivas nucleares.Que Deus ilumine esse bando de imbecis.

    1. Paulo Renato Versiani Velloso
      Paulo Renato Versiani Velloso

      O maluco do Putin, além de maluco, dizem estar com câncer sem chances de cura ou seja, não está nem aí rasgando para o azar, só não sabemos dos outros dois que controlam as chaves dos mísseis, e o pior, estão ficando cada vez mais acuados. Isso não vai acabar bem ou esses europeus estão mais do que blefando.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade