publicidade
Mundo

Presidente da Colômbia diz que teve visto revogado pelos EUA

Gustavo Petro deu a declaração durante uma reunião com integrantes de seu gabinete

O anúncio ocorreu enquanto o ex-guerrilheiro e hoje presidente da Colômbia discutia a viagem do ministro das Finanças, Germán Ávila, a Washington | Foto: Reprodução/X
O anúncio ocorreu enquanto o ex-guerrilheiro e hoje presidente da Colômbia discutia a viagem do ministro das Finanças, Germán Ávila, a Washington | Foto: Reprodução/X

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou que o governo norte-americano pode ter revogado seu visto para entrar nos Estados Unidos. Ele deu a declaração nesta segunda-feira, 21, durante uma reunião com integrantes de seu gabinete.

“Não posso mais ir, porque acho que revogaram meu visto”, afirmou Petro. “Não precisaria de visto, mas tudo bem. Já vi o Pato Donald várias vezes, então vou ver outras coisas.”

Receba nossas atualizações

O anúncio ocorreu enquanto o ex-guerrilheiro e hoje presidente da Colômbia discutia a viagem do ministro das Finanças, Germán Ávila, a Washington. Ávila participará das reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.

Petro não forneceu detalhes sobre os motivos da revogação do visto, mas mencionou desentendimentos com o governo do presidente Donald Trump sobre questões migratórias.

As desavenças entre o presidente da Colômbia e o governo norte-americano

A mais recente desavença ocorreu depois de uma entrevista que a secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, concedeu à emissora norte-americana Newsmax. 

Na ocasião, Kristi relatou que Petro disse que “os integrantes do Tren de Aragua [grupo criminoso venezuelano] são incompreendidos”.

Durante a reunião de ministros, transmitida na tarde desta terça-feira, 4, Gustavo Petro afirmou que a cocaína ‘não é pior do que o uísque’ | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Gustavo Petro afirmou que a cocaína ‘não é pior do que o uísque’ | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente colombiano teria dito que os criminosos “eram apenas pessoas que precisavam de mais amor e compreensão”. Segundo a autoridade norte-americana, Petro também afirmou que alguns “integrantes do cartel eram seus amigos”.

Petro se defendeu. Ele afirmou que essas declarações “são falsas”. O presidente da Colômbia atribuiu a um possível erro de tradução.

As viagens de Petro aos EUA

Desde que assumiu a Presidência da Colômbia, em 2022, Petro fez várias viagens aos EUA para participar da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas. Ele também se encontrou com o ex-presidente norte-americano Joe Biden.

Se a revogação do visto for confirmada, ele será o segundo presidente colombiano em exercício a enfrentar tal situação.

Leia também:

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    Na minha opinião, o Trump ainda está devendo.

  2. Ricardo Villas
    Ricardo Villas

    Que vexame! É o preço a ser pago pelo país ter escolhido um criminoso como presidente. O Brasil padece do mesmo mal.

  3. Lauro Patzer
    Lauro Patzer

    Velho argumento usado pelo ex-guerrilheiro e terrorista Pietro, que eram pessoas “incompreendidas”. !Incompreendidas que usam armas pesadas, cometem assaltos e matam. Assim como aqui, o “tirado da cadeia” disse que o povo iria sorrir e o amor iria crescer no seu governo. O que cresceu foi a propaganda paga como o dinheiro do trabalhador, o número de ministérios, o uso dos jatinhos, as viagens com comitivas faraônicas. E cresceu também o rombo fiscal e a inflação e as invasões do MST e a corrupção. .

  4. João José Augusto Mendes
    João José Augusto Mendes

    Quando vão revogar os vistos daqui do Brasil?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade