publicidade
Mundo

Polícia do Canadá reprime manifestações e prende 50

Com cassetetes e spray de pimenta os policiais tentam acabar com os protestos a favor da liberdade

Canadá
Canadenses na Rodovia apoiando o Rally da Liberdade e o protesto dos Caminhoneiros contra a obrigação da Vacina | Foto: Shutterstock

Enquanto marcham em busca de liberdade, manifestantes enfrentam a truculência policial em Ottawa, na capital do Canadá. Segundo o jornal canadense Le Devoir, “os manifestantes reunidos no local, entre os quais encontramos várias crianças, não parecem dispostos a desistir”.

Inicialmente puxada pelos caminhoneiros, a mobilização contra a obrigatoriedade da vacina agrupa outras categorias, como ex-policiais, veteranos do Exército e desempregados contrários às medidas restritivas.

Receba nossas atualizações

No sábado 19, a polícia, armada com cassetetes e spray de pimenta, forçou centenas de manifestantes para fora de um acampamento em frente ao Parlamento do país.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram a dimensão dos protestos em Calgary, cidade na costa oeste do Canadá, na província de Alberta, a cerca de 12 horas de carro de Vancouver.

O chefe de polícia interino de Ottawa, Steve Bell, disse que os policiais enfrentaram “uma enxurrada de resistência” de manifestantes que permaneceram no local mesmo depois de vários avisos de que poderiam ser presos.

A polícia reiterou pelo Twitter o apelo aos manifestantes: “Devem ir embora. Devem parar toda atividade ilegal e imediatamente retirar seus veículos de todos os lugares de protesto. Qualquer um que estiver no local poderá ser preso”.

A promessa foi cumprida. Neste fim de semana, pelo menos 50 pessoas foram detidas durante os protestos. O total de presos subiu para 170 desde o início da operação policial. Mais de 50 veículos também foram rebocados, enquanto cerca de 3,6 mil multas foram distribuídas.

Em uma ordem do gabinete, o primeiro-ministro Justin Trudeau disse que a manifestação de Ottawa e os bloqueios na fronteira EUA-Canadá representam um risco à segurança nacional. Os poderes concedidos pelo governo permitiram que a polícia criasse “zonas proibidas”, como o centro de Ottawa, e obrigasse os motoristas de guincho a remover os caminhões.

Ameaça de bloqueio de contas bancárias

Na semana passada, o governo do Canadá autorizou bancos a congelar contas de pessoas ligadas às manifestações no país. A estratégia do primeiro-ministro Justin Trudeau é asfixiar os protestos.

Detalhada pela ministra das Finanças, Chrystia Freeland, a medida faz parte das ações previstas no “estado de emergência” nacional decretado pelo governo.

Relacionadas

 

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. Inácio Medeiros da Nóbrega
    Inácio Medeiros da Nóbrega

    Esse comunista pagará pela perseguição ao seu povo.

  2. Frederic Couto
    Frederic Couto

    Esse político encerrou sua carreira da pior forma possível. Defendendo os interesses escusos das big farmas e outras formas corrompidas dos poderosos do Ocidente.

  3. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    E eu que achava que o Canadá era um país democrático.

  4. Francisco Wellington Franco De Souza
    Francisco Wellington Franco De Souza

    A polícia e outros órgãos têm que parar de cumprir ordens ditatoriais do camarada Castro Trudeau. Os ditadores só existem porque as pessoas se calam e órgãos de governo se submetem a ordens sabidamente ditatoriais.

  5. Gallego
    Gallego

    O Canadá já não é mais o mesmo. É certo que a maioria dos que ocupam cargos de comando, na atualidade, só conseguem sobreviver se submeterem o povo pela força. Essa é a onda da esquerda (chamada injustamente de progressista) que está solapando as liberdades das massas. Tem um porquê: só assim eles conseguem manter seus privilégios, viagens, lagostas, champanhe, putaria, sauna gay, poder.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.