publicidade
Mundo

Parlamento Europeu congela tramitação do acordo UE–Mercosul

Decisão envia texto ao tribunal do bloco e suspende qualquer votação por período prolongado

Mercosul-UE
Acordo comercial entre Mercosul e União Europeia foi assinado no sábado 17 I Foto: Divulgação/União Europeia

O Parlamento Europeu decidiu interromper a tramitação do acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul. Por margem estreita, os eurodeputados aprovaram o envio do texto ao Tribunal de Justiça da União Europeia, medida que congela qualquer avanço político no curto prazo. A análise jurídica tende a se estender por cerca de dois anos.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

A resolução aprovada solicita que a Corte avalie se o conteúdo do tratado está alinhado com a legislação do bloco. O placar registrou 334 votos favoráveis, 324 contrários e 11 abstenções. A diferença de apenas dez votos evidenciou a divisão interna no Parlamento, que esteve cercado por manifestações desde o início da semana.

Pressão política e mudança de cenário para o Mercosul

O acordo foi assinado no sábado 17, por representantes do Mercosul e pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. O texto prevê a criação de uma ampla zona de livre-comércio, com 722 milhões de consumidores. A decisão desta quarta-feira, 21, interrompeu a expectativa de ratificação ainda no primeiro semestre.

Até o fim do ano passado, havia maioria favorável ao tratado. O cenário mudou com a articulação de setores agrícolas, partidos nacionalistas e grupos ambientais. Em ano eleitoral em vários países europeus, essas frentes ampliaram influência no Parlamento. Parte da esquerda também passou a rejeitar o acordo por questões ambientais e sociais.

A versão mais recente do texto inclui salvaguardas para produtores europeus, além de compromissos do Mercosul com o Acordo de Paris e normas sanitárias da UE. Organizações ambientalistas afirmam que essas cláusulas não garantem proteção efetiva a biomas nem florestas.

Mesmo com tensões comerciais entre a União Europeia e os Estados Unidos, o ambiente político não favoreceu o acordo com o Mercosul. Em Davos, na terça-feira 20, Von der Leyen citou o tratado como símbolo de abertura econômica do bloco. Ainda assim, a Comissão Europeia avalia como improvável avançar sem o aval parlamentar, sobretudo diante da nova moção de censura, que será analisada nesta quinta-feira, 22.

Leia também: “Groenlândia teme incursão dos EUA e prepara plano de emergência”

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Paulo Miranda
    Paulo Miranda

    Hahahahahahahahahahahahahah!!!!!!!… CHORA AGORA, ANTÔNIO DA SILVA!!!!!!!!…

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.