publicidade
Mundo

Papa Francisco tem melhora e quadro estável, diz hospital

Pontífice foi internado na quarta-feira 29 com infecção respiratória

Papa Francisco começou a se sentir mal depois audiência geral na Praça São Pedro | Foto: Reprodução/Vatican News

O Hospital Agostino Gemelli, em Roma, onde o papa Francisco está internado em razão de uma infecção respiratória, informou nesta quinta-feira, 30, que o pontífice, de 86 anos, apresentou melhora e tem quadro estável. O jornal italiano Corriere della Sera, citando fontes médicas, afirmou que Francisco “passou uma noite tranquila, acordou cedo, está cansado, mas alerta e sereno”.

Na quarta-feira 29, depois da internação, o Vaticano divulgou um comunicado, no qual afirmou que Francisco sofre de uma infecção respiratória “que exigirá alguns dias de tratamento médico apropriado no hospital”. Ainda não há previsão de alta.

Receba nossas atualizações

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que exames descartaram infecção por covid 19. Francisco foi submetido a uma tomografia computadorizada de tórax e a outros exames médicos. Também foram descartados problemas cardíacos.

Nesta quinta, Bruni fez o seguinte comunicado: “Papa Francisco repousou bem durante a noite. O quadro clínico está em progressiva melhora e prossegue o tratamento programado. Hoje, depois do café da manhã, leu alguns jornais e retomou o trabalho. Antes do almoço, foi à pequena capela do apartamento particular, onde se recolheu em oração e recebeu a eucaristia.”

Com a internação, os compromissos do pontífice dos próximos dias foram cancelados. Se o quadro de melhora e estabilidade persistir, é provável que Francisco celebre a missa de Domingo de Ramos, marcada para 2 de abril, direto do quarto hospitalar, como fez todos os dias durante a internação anterior, em julho de 2021, no mesmo hospital, para uma cirurgia no intestino.

Segundo o Corriere della Sera, o papa começou a sentir dores no peito e problemas respiratórios imediatamente na quarta-feira, depois da audiência geral realizada na Praça de São Pedro, e quando já estava em sua residência, na Casa Santa Marta, foi aconselhado a ir ao serviço de cardiologia do hospital romano para se submeter a exames.

Relacionadas

Leia mais sobre:

0 comentários
  1. Paulo Miranda
    Paulo Miranda

    Fato hoje comprovado pelo papa argentino: vaso ruim NÃO quebra.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade