publicidade
Mundo

Oposição venezuelana busca forças diante da ditadura de Maduro

Apesar de críticas e repúdio por parte da comunidade internacional, líder bolivariano tomou posse para mais um mandato

Maduro ordena o fechamento da fronteira da Venezuela com o Brasil
A movimentação sísmica gerou preocupação nas autoridades | Foto: RS/Fotos Públicas

Os oposicionistas ao regime do ditador Nicolas Maduro na Venezuela dizem estar com um misto de “ressaca emocional” e sentimento de abandono depois da posse do chavista na última sexta-feira, 10. Há uma percepção de que, mesmo com as evidências de que Maduro perdeu as últimas eleições, nada poderá pará-lo.

No entanto, muitos expressaram um otimismo cauteloso, encontrando algum conforto nos vídeos nas redes sociais divulgados por dois líderes da oposição: a popular ex-parlamentar María Corina Machado e Edmundo González, candidato que enfrentou Maduro no ano passado e, segundo observadores do pleito, venceu o ditador.

Receba nossas atualizações

Na posse, Maduro comparou-se a um Davi bíblico lutando contra Golias. Acusou seus oponentes e seus apoiadores nos Estados Unidos de tentarem transformar sua posse em uma “guerra mundial”.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

O líder bolivariano ainda disse que o fracasso de seus inimigos em bloquear sua posse para um terceiro mandato de seis anos foi “uma grande vitória” para a paz e a soberania nacional da Venezuela.

Maduro: eleição marcada por fraude

A Venezuela anunciou a retirada da custódia brasileira da embaixada argentina em Caracas | Foto: Reprodução/Fotos Públicas
Nicolás Maduro segue no poder, apesar de organismos internacionais atestarem a vitória de Edmundo González na disputa presidencial de 2024 | Foto: Reprodução/Fotos Públicas

O Conselho Eleitoral Nacional da Venezuela, formado por partidários do governo ditatorial, declarou Maduro o vencedor da eleição de 28 de julho. Mas, diferentemente de disputas anteriores, as autoridades eleitorais não forneceram contagens detalhadas de votos para respaldar o resultado anunciado.

A oposição, no entanto, coletou folhas de contagem de 85% das máquinas de votação eletrônica e as publicou on-line. Os dados mostram que González havia vencido com larga vantagem.

Especialistas da Organização das Nações Unidas e o Centro Carter, sediado nos EUA, ambos convidados pelo governo de Maduro para observar a eleição, disseram que as folhas de contagem publicadas pela oposição são legítimas.

Leia também: “Ecos da miséria”, reportagem de Thiago Vieira publicada na Edição 251 da Revista Oeste

E mais: “Democracia essencial”, por Alexandre Garcia


Revista Oeste, com informações da Agência Estado

7 comentários
  1. Carlos Brito
    Carlos Brito

    Depois dessa grande decepção , acabou tudo , coitado do povo venezuelano !!!! Que decepção !!!

  2. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    Maduro é o sonho do Luladrão… E com o “consorcio” dos poderes alinhados atualmente, estamos virando a Brasuela…

  3. Reinaldo Martinazzo
    Reinaldo Martinazzo

    “Nós vamos tomar o poder. E tomar o poder é diferente de vencer uma eleição”.
    Aprendeu bem a lição de José Dirceu.

  4. Adail da Costa Leite Filho
    Adail da Costa Leite Filho

    O texto se inicia com a frase *apesar de criticas e repudio*, quando deveria mencionar – respaldado por uns poucos países, entre eles o Brasil- bla,bla,bla. Maduro, movido pelo medo de ser responsabilizado por ter destruído a Venezuela, administrativamente, economicamente, industrialmente, etc…se agarrou em uns poucos ditadores que com Lula são amantes da democracia e liberdade para usurpar o poder que o povo através das urnas o negou.
    URNA ELETRONBICA COM VOTO IMPRESSO JA!

  5. Ione Dantas Cavalcante
    Ione Dantas Cavalcante

    Os EUA deveria invadir a Venezuela e colocar esse ditador na cadeia.

    1. Christian
      Christian

      Antes que ele consiga apoio da Russia, China e Coreia do Norte

  6. Ione Dantas Cavalcante
    Ione Dantas Cavalcante

    Os EUA deveria invadir a Venezuela e colocar esse ditador na cadeia.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.