publicidade
Mundo

OMS aprova uso emergencial da vacina da Oxford contra a covid-19

Imunizante já é aplicado no Brasil em grupos específicos

oms - vacina da oxford
OMS valida vacina da Oxford | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde anunciou nesta segunda-feira, 15, ter aprovado o uso emergencial da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, em parceria com o laboratório europeu AstraZeneca. A entidade destacou que a autorização vale para o material produzido em dois locais. Isso porque, atualmente, o imunizante é feito na Coreia do Sul e na Índia.

Leia mais: “Supremo autoriza ação da PF em inquérito contra Pazuello”

Receba nossas atualizações

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus anunciou a validação da vacina em tom esperançoso no sentido de enfrentamento do vírus chinês. “Hoje é um dia para renovarmos a esperança no controle da pandemia”, declarou em entrevista coletiva. Dessa forma, reforçou o trabalho de acelerar o programa internacional de imunização contra o coronavírus. “[Estamos] dando sinal verde para que a vacinação comece mundialmente pelo Covax”, disse o representante do organismo vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU).

“Temos agora todas as ferramentas para a distribuição rápida das vacinas”

A decisão tomada pela OMS interessa diretamente ao Brasil. Com a autorização do uso emergencial da vacina, a entidade estima que, por meio do Covax, o país receberá cerca de 10,6 milhões de doses até o fim de julho. “Temos agora todas as ferramentas para a distribuição rápida das vacinas. Mas ainda precisamos aumentar a produção”, ponderou o diretor-geral da instituição, segundo informações da Agência Brasil.

Novidades sobre a vacina da Oxford

O uso emergencial autorizado pela OMS não é a única novidade sobre a vacina da Oxford mundo afora. No último fim de semana, os responsáveis pelo projeto avisaram que vão iniciar testes em crianças. No Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começou a produzir o imunizante diretamente em sua base no Rio de Janeiro, conforme registrou Oeste.

Antes da OMS, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia aprovado o uso emergencial da vacina da Universidade de Oxford no Brasil.

Leia também: “O que falta para o SUS funcionar direito?”, matéria de capa da Edição 47 da Revista Oeste

1 comentário
  1. FABIO GIOCONDO
    FABIO GIOCONDO

    A chancela da OMS hoje tem pouco valor.
    A boa notícia é que vai produzir maior volume e as economias retornarão.
    Os políticos do LOCKDOWN perderão a estratégia inútil de trancar pessoas em casa.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade