publicidade
Mundo

Olimpíada: refugiada afegã é desclassificada por exibir mensagem política

O país asiático é comandado pelo grupo terrorista Talibã. Manizha Talash disputou prova do breaking

A refugiada Manizha Talash: clamou pelas mulheres do Afeganistão e acabou expulsa dos Jogos Olímpicos | Foto: Reprodução/YouTube/@laaficion
A refugiada Manizha Talash: clamou pelas mulheres do Afeganistão e acabou expulsa dos Jogos Olímpicos | Foto: Reprodução/YouTube/@laaficion

A refugiada afegã Manizha Talash foi desclassificada da primeira competição olímpica de breaking por usar uma roupa com a inscrição “Libertem as mulheres afegãs” durante sua apresentação nesta sexta-feira, 9, na Paris 2024. Mensagens políticas e religiosas são proibidas nas competições ou no pódio dos Jogos Olímpicos.

A organização do evento, no entanto, parece não levar em consideração a situação do Afeganistão. O país asiático é controlado pelo grupo terrorista Talibã. Os extremistas islâmicos impõem restrições aos direitos das mulheres.

Receba nossas atualizações

“B-girl Talash foi desqualificada por exibir um slogan político em seu traje durante a batalha pré-qualificatória”, declarou neste sábado, em comunicado, a Federação Internacional de Dança Esportiva. O órgão é o regulador do breaking nos Jogos deste ano.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

A afegã, que integra a equipe de refugiados na Olimpíada, não teria avançado mesmo sem a punição, já que foi derrotada pela holandesa India Sardjoe, conhecida como B-girl India. A japonesa Ami derrotou a lituana Nicka na decisão e levou a medalha de ouro. A chinesa B-girl 671 ficou com o bronze.

Refugiada deixou o Afeganistão para escapar do Talibã

Membros do Talibã montam guarda após atearem fogo a uma pilha de instrumentos musicais nos arredores de Herat
Membros do Talibã montam guarda após atearem fogo a uma pilha de instrumentos musicais nos arredores de Herat | Foto: Reprodução/Redes sociais

Manizha Talash deixou o Afeganistão, que está sob domínio do Talibã, para se refugiar na Espanha em 2021. “Estou aqui porque quero realizar meu sonho, não porque esteja com medo”, disse a jovem de 21 anos à agência de notícias Associated Press antes da Olimpíada.

A refugiada afegã Manizha Talash
A refugiada afegã Manizha Talash | Foto: Little Shao/Reprodução/Instagram/@bgirl_talash

O breaking faz sua estreia no programa olímpico em território francês. As provas ocorrem no parque urbano de La Concorde, no centro de Paris, mesmo palco do BMX estilo livre, skate e basquete 3×3. Não há brasileiros na disputa.

Leia mais:

A competição feminina ocorre na sexta-feira, enquanto a masculina se deu neste sábado, 10.

O breaking surgiu da cultura hip hop, oriunda de bairros da cidade de Nova York dos anos 1970. Nas batalhas, os competidores realizam movimentos acrobáticos no solo ou no ar para conquistar os votos de cinco jurados, que decidirão o vencedor por maioria. Eles são acompanhados pela música de um DJ e pela apresentação de um mestre de cerimônias.

Leia também: “A raquetada redentora”, artigo de Guilherme Fiuza publicado na Edição 229 da Revista Oeste

E mais: “Fábrica de campeões”, por Eugenio Goussinsky


Revista Oeste, com informações da Agência Estado

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Christian
    Christian

    Se o COI não der luz para os que vivem estas atrocidades, quem o fará ?

  2. Maki K
    Maki K

    Mas as ONGs estão repercutindo o caso nas redes. Ou seja, seria uma ação orquestrada em conluio com o COI para justificar a Imigração ilegal na Europa ?

  3. Maki K
    Maki K

    Ou seja, o COI deseja que as mulheres afegãs continuem sob a violência e sem direitos no seu país.
    Quem é pior, COI ou os Talibãs ?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade