publicidade
Mundo

No Mercosul, Bolsonaro exalta livre mercado e pede defesa da democracia

Presidente também fez um apelo para que os líderes do bloco agilizem, ainda neste semestre, os acordos de livre comércio com a União Europeia

no mercosul
O presidente Jair Bolsonaro na Cúpula do Mercosul | Foto: ALAN SANTOS/PR

Presidente também fez um apelo para que os líderes do bloco agilizem, ainda neste semestre, os acordos de livre comércio com a União Europeia

no mercosul
O presidente Jair Bolsonaro na Cúpula do Mercosul | Foto: ALAN SANTOS/PR

Na 56ª Cúpula do Mercosul, realizada na manhã de hoje, o presidente Jair Bolsonaro reafirmou que seu governo tem como prioridade dar eficiência ao Estado. Aliado a isso, tornar dinâmica a economia brasileira.

Receba nossas atualizações

Como exemplo, mencionou a aprovação da reforma da Previdência e a modernização da infraestrutura. Na semana passada, o Senado Federal aprovou o marco do saneamento básico.

Além disso, o presidente pediu para que os líderes do bloco agilizem, ainda neste semestre, os acordos de livre comércio com a União Europeia (UE) e o EFTA (bloco formado por Islândia, Suíça, Noruega e Liechtenstein).

Bolsonaro também manifestou preocupação com os rumos da Venezuela, governada pelo ditador Nicolás Maduro. E fez um apelo: “Continuemos todos a defender de modo incansável o compromisso do Mercosul com a democracia”.

Sob nova direção

A partir de hoje, a presidência do Mercosul ficará nas mãos do presidente do Uruguai, Lacalle Pou. Assim sendo, por seis meses. Ele defendeu que o bloco se aproxime dos Estados Unidos e da China. Mas sem entrar em brigas comerciais.

“Não podemos cair na falsa dicotomia de estarmos mais perto de um ou de outro. Os países que triunfaram no desenvolvimento estavam perto dos dois”, observou o presidente uruguaio.

Em sintonia com o Brasil, Lacalle Pou também defendeu a ratificação dos acordos de livre comércio com a UE e EFTA, assinados pelo Mercosul no ano passado.

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Fred oliveira
    Fred oliveira

    Olha o discurso de liderança e democracia de bolsonaro

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade