publicidade
Mundo

Narcotráfico sustenta a ditadura de Maduro, diz María Corina

Líder da oposição afirma que regime se traduz como uma estrutura criminosa ligada a drogas, contrabando de armas e de seres humanos

maría corina machado
A líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, durante uma manifestação em Caracas | Foto: Reprodução/Twitter/X

A líder da oposição na Venezuela e vencedora do Nobel da Paz de 2025, María Corina Machado, afirmou que a ditadura comunista de Nicolás Maduro se sustenta com lucros auferidos com o narcotráfico e outras atividades criminosas.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

A declaração foi dada ao canal colombiano NTN24. María Corina descreveu o governo de Maduro como uma estrutura criminosa sustentada por tráfico de drogas, mineração ilegal, contrabando de armas e exploração de pessoas.

“Como estrutura criminosa [o regime de Maduro] se sustenta na entrada desses fluxos ilegais do narcotráfico, do ouro de sangue, do contrabando de minerais, de seres humanos, de armas. E temos que cortar esses fluxos. Essa é a prioridade”, declarou ao NTN24.

María Corina também destacou que há uma cobrança antiga para que as informações reunidas por governos e agências internacionais sobre os negócios ilícitos do governo venezuelano sejam divulgadas e defendeu a aplicação rigorosa do Direito internacional. Ela acrescentou: “A paz que os venezuelanos desejam se baseia na liberdade”, declarou ao canal colombiano.

Ação dos EUA na Venezuela

María Corina também mencionou a ação dos EUA de combate ao narcotráfico na Venezuela. “Finalmente, isso está acontecendo. O que tinha de acontecer. Como disse o secretário de Estado, Marco Rubio, é uma coalizão internacional em que participam países do Caribe, da América Latina, da Europa. E o que pedimos aos outros países que se unam a essa coalizão para que Maduro finalmente entenda, e toda essa estrutura criminosa que o tempo se acabou e que por seu próprio bem deve aceitar os termos desta negociação.”

Nesta quinta-feira, 16, militares dos EUA realizaram uma nova operação contra um navio suspeito de tráfico de drogas no Caribe. Autoridades norte-americanas relataram à Reuters que, pela primeira vez, houve sobreviventes entre a tripulação depois da ação. Essa ofensiva integra uma escalada das pressões norte-americanas sobre a ditadura de Maduro.

Na quarta-feira 15, o presidente Donald Trump revelou que autorizou operações da CIA na Venezuela, justificando que grandes quantidades de drogas partem do país em direção aos Estados Unidos.

Parceria de Maduro com cartéis, terrorismo e ditaduras de esquerda

Lula durante reunião bilateral com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, em Kingstown, São Vicente e Granadinas (1/3/2024) | Foto: Ricardo Stuckert/PR

María Corina também mencionou as parcerias do regime de Maduro com governos autoritários de esquerda, como China, Cuba e Rússia, com terroristas, como o Hezbollah e seu financiador, o Irã, e com cartéis e facções da América Latina, incluindo o Brasil.

“Há muitos anos, estamos pedindo ao mundo que aceite que nós não estamos enfrentando mais uma ditadura: isto [o regime de Maduro] é uma estrutura criminosa que entregou o território de Venezuela, nossos recursos naturais, nossas instituições aos piores inimigos do Ocidente e dos Estados Unidos. Estou falando de agentes do regime russo, iraniano, chinês, cubano, Hezbollah, Hamas, os cartéis do México, Colômbia, Brasil, a guerrilha do ELN, da Farc, todos operando livremente e em associação com Nicolás Maduro e seu regime”, declarou a ativista.

+ Lula ironizou cassação de María Corina Machado

Na entrevista, ao ser questionada sobre a ausência de felicitações da presidente do México, Claudia Sheinbaum, pela conquista do Nobel, a opositora comentou: “Todos sabemos que o silêncio muitas vezes diz mais do que discursos grandiosos e elaborados”. O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, aliado histórico de Hugo Chávez e de seu sucessor, Nicolás Maduro, também não comentou a premiação concedida a María Corina.

1 comentário
  1. carlos
    carlos

    Aqui também não é diferente, como já esclareceu o presidente Bukele, ao responder porque paises como Brasil e Colombia não conseguem se livrar do crime e e do narcotrafico.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade