publicidade
Mundo

Morre o papa Bento XVI, aos 95 anos

Saúde de Joseph Ratzinger vinha se debilitando nos últimos anos

Bento XVI
Papa Bento XVI tinha 95 anos quando faleceu | Foto: Vatican Media

Morreu na manhã deste sábado, 31, o papa emérito Bento XVI, aos 95 anos, no Vaticano. A informação foi divulgada pelo portal oficial da Igreja Católica Apostólica Romana. Ainda não há informações sobre o velório.

“É com pesar que informamos que o papa Emérito Bento XVI faleceu hoje, às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano”, comunicou a igreja no Twitter e site oficial. “Mais informações serão fornecidas o mais breve possível.”

Receba nossas atualizações

A saúde de Joseph Ratzinger estava debilitada nos últimos anos e piorou no Natal. O Vaticano havia informado que ele sofreu uma “piora” repentina de sua saúde e que sua condição estava “sob controle”, com atenção médica constante.

Desde a sua renúncia, em 10 de fevereiro de 2013, o pontífice vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano. Sua renúncia foi a primeira em 600 anos da Igreja.

Nos oito anos em que esteve à frente da Igreja, foram reportados casos de corrupção, abuso sexual de cardeais e o vazamentos de documentos secretos do Vaticano — que ficou conhecido como Vatileaks.

“Houve tempos difíceis, mas sempre Deus me guiou e me ajudou a sair, de modo que eu pudesse continuar o meu caminho”, declarou o papa em seu aniversário de 90 anos.

Quem era Bento XVI

O pontífice nasceu em 16 de abril de 1927 na cidade de Marktl, na Alemanha. De família humilde e sendo o mais novo de três irmãos, entrou para o seminário aos 12 anos e era fluente em várias línguas, inclusive grego e latim. Já adulto, ele concluiu ainda um doutorado em teologia na Universidade de Munique.

Ratzinger foi escolhido para o papado em 19 de abril de 2005, depois da morte de João Paulo 2°, no mesmo ano. O papa seguia a linha mais ortodoxa da igreja.

O nome Bento XVI foi escolhido pelo próprio papa. “Quis chamar-me Bento XVI para me relacionar idealmente com o venerado pontífice Bento XV, Cardeal Giacomo della Chiesa, que guiou a igreja num período atormentado devido à Primeira Guerra Mundial”, explicou ele na época.

Leia mais sobre:

20 comentários
  1. Celso Pimentel
    Celso Pimentel

    O verdadeiro papa, o impostor ainda continua ai sentado no trono do Vaticano…vá em paz Bento XVI.

  2. Raphael Luzorio Fernandes
    Raphael Luzorio Fernandes

    Que reportagem mal feita heim Revista Oeste.
    Este foi um dos grandes papas dos últimos séculos. E vocês dando enfoque a algo que fora de contexto pra desmoralizar a Santa Madre Igreja. A cada se parecem mais com os outros veículos de mídia.

  3. Ferreirinha
    Ferreirinha

    Deus em sua eterna piedade libertou a alma de bendito papa, para que não tivesse mais que suportar ver a santa igreja se perder nas mãos do argentino, assim como libertou o Pelé de viver sob uma ditadura comunista.

  4. Jacob Cândido
    Jacob Cândido

    Admirável ser humano. Os que o menospreza desconhece sua obra. Foi importante para manter a ortodoxia católica em melhor estado. Sua coleção de livros sobre “Jesus” é a obra que mais admiro. A propósito sou evangélico.

  5. Luiz Barros
    Luiz Barros

    Vou contar uma piada …que Deus é esse q leva o papa bento xvi e deixa o papa comunista argentino?

  6. Daniel
    Daniel

    Um Naz…. protetor de “podólogo” a menos, falta agora o argentino comunista.
    Apesar de ateu, rezo, oro, dou oferendas, acendo incenso, boneco vodu, enfim o que for preciso, mas o capiroto tem que fazer a parte dele e apressar a descida.

    1. Paulo Renato Versiani Velloso
      Paulo Renato Versiani Velloso

      Daniel, me desculpe a intromissão mas você deve ter confundido podólogo que é um especialista no tratamento dos pés e tornozelos, com pedófilo?

  7. Daniel
    Daniel

    Que Deus o Tenha!!! Um Papa extremamente culto, simples e que, infelizmente, foi sabotado pela ala “progressista” da Igreja Católica!!

  8. João José Augusto Mendes
    João José Augusto Mendes

    Nunca fez e, agora mais do que nunca, não fará falta.

  9. Roberto
    Roberto

    Triste notícia para os católicos de verdade. Grande homem. Grande luz. Ficam os medíocres.

  10. John Wayne
    John Wayne

    O grande Papa Bento XVI fará falta neste mundo onde a fé é cada vez mais encarada como uma mercadoria de troca ou algo que não faz sentido. Os materialistas ( lembrando que todos os esquerdistas são materialistas, ainda que neguem isso, já que não se pode ser cristão e votar em seguidores do Karl Marx, judeu rebelde, que era satanista e fazia poemas para Lúcifer ), sejam da esquerda ou direita, colocam o poder na frente de qualquer coisa e não creem naquilo que não podem tocar.

    Sabemos que Bento XVI está com o Pai no Paraíso agora.

  11. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Vão se os bons e ficam essas desgraças de comunistas e ainda mais, um argentino!

    1. John Wayne
      John Wayne

      Sim, o Papa Bento XVI, grande Teólogo, grande e fiel cristão fará muita falta nesse mundo que caminha para o ateísmo militante.

      Bem, Papa Bento XVI está no Paraíso agora.

  12. JOSE GERALDO VIANA
    JOSE GERALDO VIANA

    Uma luz que se apaga? Qual nada! Sua fé, humildade e inteligência prodigiosa deixaram sulcos de onde irão germinar muitas boas sementes lançadas em vida! Que o Pai Celestial o receba em sua infinita Misericórdia!

    1. John Wayne
      John Wayne

      Amém José, amém. Essa luz não se apagará, pois Bento XVI, um grande cristão, conhecedor profundo da Fé Católica, do Cristianismo, já que é um grande Teólogo; brilhará para sempre, iluminando o bom caminho para todos os cristãos, católicos ou não, pois Deus não separa reformistas de católicos, já que quem faz isso é o homem egoísta. Banto XVI está com o Pai no Paraíso agora.

    2. Dias
      Dias

      Ele viveu e sobreviveu ao período mais conturbado da história como um autêntico cristão. Antes de atirarem a primeira pedra, olhem para si mesmos e vejam o quanto contribuíram para toda essa desgraça acontecida nos últimos 95 anos.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.