publicidade
Mundo

Moderna desenvolve vacina única contra gripe e covid

Os estudos estão na fase final de testes e a previsão é disponibilizar o imunizante até o final de 2023

dependentes químicos
Foto: Adriano Ishibashi/FramePhoto/Estadão Conteúdo

A Moderna avalia que poderá lançar uma vacina conjunta contra a covid-19, a influenza e o vírus sincicial respiratório (responsável pela maioria dos casos de infeções do sistema respiratório) até o final de 2023. O anúncio foi feito pela farmacêutica na segunda-feira 17.

“O melhor cenário seria no outono de 2023”, disse o presidente-executivo da Moderna, Stephane Bancel, em uma reunião virtual do Fórum Econômico Mundial.

Receba nossas atualizações

A companhia acredita que a vacina deverá estar disponível a alguns países ainda em 2023.

Bancel informou que os estudos para o vírus sincicial respiratório estão na fase 3, parte final de testes em humanos, e o da gripe deve entrar na terceira fase no segundo trimestre deste ano.

“As pessoas vão poder receber tudo em uma única dose”, disse ele.

A vacina da Moderna é baseada no vírus da covid-19 anterior às variantes, e Bancel revelou que a empresa está trabalhando em um composto específico contra a Ômicron, que pode estar pronto para testes nas próximas semanas.

“Esperamos poder entregar dados aos reguladores em março, para que possamos determinar os próximos passos”, afirmou.

Relacionadas

Leia mais sobre:

7 comentários
  1. Maciel Gomes
    Maciel Gomes

    90% das internacoes e mortes por covid da turma antivacina, Parabéns Antivaciners, Vocês são extrema direita, são antivida e anticivilizacao, vocês representam o retrocesso!

    1. Leonardo Janussi Sampaio
      Leonardo Janussi Sampaio

      Alô, Maciel!
      Sua afirmação está fundamentada em qual fonte?

    2. Luiz Carlos Mendonça
      Luiz Carlos Mendonça

      Você cita percentagem (90%), mas não se preocupou em citar a fonte. Sem essa citação, seu comentário não tem valor algum. Só isso.

    3. Daniel Baptista
      Daniel Baptista

      Diga a sua fonte, seu asno repetidor de baboseira de consórcio. Tá com medo, se tranca em casa e não enche o saco dos outros. São tipos covardes como vc que estimular o totalitarismo. Vc faz parte da corja da humanidade.

    4. analisando
      analisando

      Olá Maciel.
      Tipos como vc que veem tudo como possível direita ou esquerda é que realmente representam o retrocesso citado acima.
      Se solta um pouco e tente acreditar em ciência e estatísticas, larga essa visão separatista que incutiram em seu cérebro.

  2. Lucio Flavio Gonçalves
    Lucio Flavio Gonçalves

    tem que ser muito trouxa mesmo para virar cobaia pra malandro ganhar dinheiro

  3. Vanessa Días da Silva
    Vanessa Días da Silva

    Ao menos essa vacina vai levar um ano para ser lançada, ainda é um tempo curto, mas não tão curto quanto as vacinas relâmpago utilizadas na população cobaia

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.