publicidade
Mundo

Mercado de carros elétricos deve ser menos promissor em 2024

De acordo com relatório, 3 empresas carregam grande parte da culpa: General Motors (GM), Ford e Tesla

veículos elétricos
Preocupações com a saturação do mercado, fadiga da marca e a falta de novos modelos estão ofuscando as perspectivas da Tesla para 2024 | Foto: Divulgação/Twitter, X/NIO

A perspectiva para os veículos elétricos (EV) não é tão promissora quanto era há seis meses — e os Estados Unidos (EUA) são em grande parte responsáveis por isso. Essa é a principal conclusão do mais recente Relatório de Mercado de Transporte Eletrificado, da BloombergNEF.

De acordo com relatório, três empresas carregam grande parte da culpa: General Motors (GM), Ford e Tesla. A expectativa é de que as montadoras vendam 16,7 milhões de veículos elétricos a bateria e híbridos plug-in em 2024.

Receba nossas atualizações

Embora isso represente um aumento de 20% em relação às vendas previstas para este ano, é cerca de 4% menor do que a estimativa inicial da Bloomberg — uma redução de cerca de 775 mil carros.

De acordo com analistas do relatório, o mercado de EVs dos EUA está enfrentando um ano mais difícil — e vários fatores teriam pesado nisto.

Eles citam uma desaceleração na ambição dos grandes fabricantes de automóveis dos EUA. A linha dos modelos “envelhecidos” da Tesla teria limitado o potencial de crescimento da empresa.

A GM e a Ford adiaram as metas de curto prazo de seus EVs no segundo semestre deste ano, citando menor demanda do consumidor por seus modelos do que o esperado.

A GM tem enfrentado dificuldades para escalar as baterias Ultium — que sustentam seus novos modelos elétricos. A montadora norte-americana está prestes a descontinuar o modelo Chevrolet Bolt da geração atual, seu EV mais vendido nos EUA.

A Ford superestimou suas capacidades com seu veículo utilitário esportivo Mustang Mach-E e a picape F-150 Lightning.

Para Ford alcançar o que havia prometido, vendas teriam de saltar até 860%

Para os analistas, quando a Ford anunciou uma meta muito alta em 2022, quando mirou alcançar uma taxa anual de venda de 600 mil EVs até o fim deste ano. As vendas do Mustang Mach-E e do F-150 Lightning teriam que saltar 242% e 860%, respectivamente, para a montadora italiana cumprir esses objetivos.

Embora a Tesla prossiga na liderança em vendas na América do Norte, sua participação no mercado de EVs caiu para 42% no terceiro trimestre. De acordo com a Bloomgerg, a participação da empresa de Elon Musk no mercado é a mais baixa desde que lançou o sedã Model 3, em 2018.

Preocupações com a saturação do mercado, fadiga da marca e a falta de novos modelos estão ofuscando as perspectivas da montadora para 2024.

Espera-se que as vendas de EVs cresçam nos EUA no próximo ano, embora a uma taxa de 32%, mais lenta que os 47% esperados para 2023.

+ Leia mais sobre Mundo em Oeste

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Marcos Antônio Braz lucas
    Marcos Antônio Braz lucas

    Ninguém trata dos problemas ocorridos com os carros elétricos e desestimulado o consumidor a se aventurar neste mercado.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade