publicidade
Mundo

Maior parte dos latino-americanos aprova ação dos EUA contra Maduro

Levantamento indica rejeição ampla ao antigo regime e expõe divisões internas no Brasil

Venezuela Maduro
Nicolás Maduro foi capturado em 3 de janeiro em operação dos EUA em Caracas, na Venezuela I Foto: Divulgação/Donald Trump/Truth Social

A maioria dos latino-americanos avaliou de forma positiva a operação dos Estados Unidos que resultou na prisão de Nicolás Maduro. O levantamento da AtlasIntel, divulgado nesta quarta-feira, 14, aponta 60,1% de aprovação na região. Outros 34,9% rejeitam a iniciativa, enquanto 5% não souberam responder.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

O apoio regional se conecta à rejeição ao antigo regime. Para 63,6% dos entrevistados, Maduro deveria ser preso. Já 73,2% atribuem a ele a responsabilidade pela crise humanitária que impulsionou a saída de mais de 8 milhões de venezuelanos. Além disso, 74,2% afirmam que a situação do país melhora sem sua presença no poder.

A aprovação é mais alta no Caribe e em países que receberam grande fluxo migratório, como Peru, Equador, Bolívia e Colômbia. No Brasil, o cenário é dividido. A pesquisa registra 58% favoráveis à operação e 41% contrários, o maior grau de polarização regional.

Opinião do Brasil sobre Maduro expõe divisões políticas

O estudo também mediu a avaliação do posicionamento do governo brasileiro. Entre os entrevistados, 57% rejeitam a conduta da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 42% concordam. Para 55%, o presidente não demonstra compromisso suficiente com a restauração das liberdades na Venezuela; 32% avaliam seus esforços de forma positiva.

Dentro da Venezuela, 46,7% apoiam a prisão de Maduro por meio da ação norte-americana, relacionada a acusações de narcotráfico. Entre venezuelanos que vivem fora do país, o respaldo sobe para 90,8%. Apenas 18% dizem viver em uma democracia, e 12% consideram que o país estaria melhor com Maduro no comando.

A população local se divide entre indecisos e críticos da operação. Os que não souberam opinar somam 27,9%, índice próximo ao dos que rejeitam a iniciativa, com 25,4%. Sobre a postura do governo interino, liderado por Delcy Rodríguez, 40% afirmam não ter opinião, enquanto concordância e discordância aparecem empatadas, com 30% cada.

Por fim, 54,9% dos latino-americanos acreditam que a operação dos Estados Unidos contribui para a retomada da democracia na Venezuela.

Leia também: “Lula conversa com Putin sobre a situação na Venezuela”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.