publicidade
Mundo

Lula falará sobre punição a ministros do STF em conversa com Trump

Presidente brasileiro disse que tem a intenção de tocar no assunto, por considerar injustas a punição aos magistrados

Apae Brasil que anular decreto de Lula contra educação especializada
Lula e Trump se encontraram rapidamente em setembro | Foto: Válter Campanato/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de conversar sobre redução das tarifas e o envio de militares norte-americanos à costa do Pacífico, vai falar, com o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, sobre as sanções aplicadas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), pelos EUA. Estas são consideradas injustas pelo governo brasileiro.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

Trump embarcou nesta sexta-feira 24 para a Ásia. No avião presidencial, informou sobre a reunião com o presidente brasileiro. Lula chegou a Kuala Lumpur, capital da Malásia, na sexta-feira. Os dois, além de outros compromissos em países da região, irão participar da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). A reunião ocorrerá neste domingo, 26.

“Eu tenho todo o interesse em ter essa reunião, toda a disposição de defender os interesses do Brasil, mostrar que houve equívoco nas taxações ao Brasil”, afirmou Lula. “E quero provar isso com números. E quero discutir a punição que foi dada a ministros da Suprema Corte do Brasil, [algo que] não tem nenhuma explicação, nenhum entendimento.”

Oito ministros do STF sofreram sanções dos EUA por conta do papel da Corte no julgamento sobre a tentativa de golpe ocorrida durante o governo de Jair Bolsonaro.

Conversa entre Lula e Trump

O ministro Alexandre de Moraes foi o principal alvo da Lei Magnitsky, que determina sanções a agentes considerados coniventes com denúncias de corrupção, que cerceiam liberdades fundamentais ou atuam contra eleições democráticas. 

A sanção foi informada no dia 18 de julho, e também teve como alvo o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, os ministros Flávio Dino, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Edson Fachin e ainda o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Leia mais: “Trump confirma encontro com Lula e sinaliza negociação de tarifas”

Será a primeira reunião presencial entre Lula e Trump desde o breve contato na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York, em setembro. 

Naquela ocasião, Lula deixava o palco enquanto Trump se dirigia para seu discurso e ambos, segundo disseram, mantiveram um clima de cordialidade. 

Dias depois, os presidentes conversaram por telefone, e Lula solicitou a retirada da sobretaxa de 50% imposta pelo governo norte-americano a produtos brasileiros. O encontro também foi visto como produtivo pelas duas partes.

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Daniel BG
    Daniel BG

    Ah se uma representação da bancada do agro fosse também. O ladrão mentiroso iria fazer a mesma cara (de pau) e dizer o que? Que é tão vítima quanto aos traficantes?

  2. Carlos Soares
    Carlos Soares

    Estão programando o L9 para falar. Será que estão pensando que ele é quem vai liderar o encontro (se acontecer…)? É bom lembrar de como se desenrolou a primeira reunião do ucraniano Volodymyr Zelensky que estava como estão fazendo o L9 acreditar, isto é, que ele ditará regras sobre o acordo.
    SE o encontro acontecer, será uma homérica vergonha para o Brasil.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade