publicidade
Mundo

Liz Truss renuncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido

Ela assumiu em 6 de setembro e não ficou nem dois meses no cargo

Liz Truss
A ex-primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, elogiou a decisão apontando como um avanço do governo | Foto: Reprodução/YouTube

A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, renunciou ao cargo. Em comunicado feito na manhã desta quinta-feira, 20, do lado de fora de Downing Street, residência oficial dos primeiros-ministros britânicos, ela disse que não poderia cumprir o mandato para o qual foi eleita, informou há pouco a rede britânica BBC.

Liz, no pronunciamento, disse que comunicou o rei Charles III sobre a renúncia e que uma nova eleição deve ser marcada para os próximos dias, quando um líder conservador, do seu partido, deverá ser escolhido como primeiro-ministro. “Permanecerei como primeira-ministra até que um sucessor seja escolhido”, disse.

Receba nossas atualizações

O anúncio foi feito nesta manhã, em um discurso na frente da residência oficial, e o vídeo foi publicado no canal

Desde que anunciou um pacote econômico que previa redução de impostos, Liz começou a enfrentar críticas generalizadas, e até mesmo os membros de seu partido queriam sua renúncia.

Na semana passada, ela substituiu o ministro do Tesouro e anunciou a revogação de medidas econômicas anteriores, especialmente as relacionadas à redução de impostos, que custaria £ 43 bilhões (R$ 256 bilhões) aos cofres públicos.

Na segunda-feira 17, pediu desculpas por erros em seu programa fiscal que afetaram os mercados e a confiança em seu governo. Mesmo sob pressão, disse em entrevista à BBC, que não pretendia renunciar. “Quero pedir desculpa pelos erros cometidos. Fui eleita para trabalhar por este país. E é isso que estou determinada a fazer.”

Na quarta-feira 19 a ministra do Interior, Suella Braverman, renunciou ao cargo, aumentando a crise.

Liz Truss assumiu no dia 6 de setembro como primeira-ministra britânica depois que Boris Johnson renunciou ao cargo, no começo de julho, devido a uma série de escândalos e renúncia de vários ministros. Ela ficou 44 dias no cargo, o governo mais curto da história do Reino Unido.

* Notícia em atualização

Relacionadas

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. Paulo Ricardo Marins Troca
    Paulo Ricardo Marins Troca

    Nao aguentou nem 00000000,1 % da pressao que Bolsonaro sofre aqui

  2. José Camargo
    José Camargo

    Percebe-se que a insatisfaçaõ com a ministra não tem nenhum cabimento.É impossível qualquer medida,por mais genial que ela seja,apresentar resultados em 40 dias.Ou seja:não houve tempo necessário para que as medidas econômicas implementadas pela ministra pudessem ser positivadas ou negativadas.Então,toda essa revolta contra a ministra só se deve a uma coisa:redução de impostos.Vimos a mesma coisa,recentemente,no Brasil.Fica a lição:´Tanto lá como aqui reduzir impostos é quase crime.Ninguem quer abrir mão das mordomias custeadas com dinheiro do contribuinte.Essa é a verdade.

  3. Edson TC
    Edson TC

    É o “Sistema”…. quanto mais à Direita, menos espaço tem e mais é pressionado…

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.