publicidade
Mundo

Israel revela identidade de jornalista a serviço do Hamas

Informação foi divulgada por porta-voz do governo

Jornalistas Al Jazeera Hamas
Muhammad Samir Muhammad Wishah, jornalista da Al Jazeera e terrorista do Hamas, segundo o Exército de Israel | Foto: Reprodução/Twitter/X/@IDF

O tenente-coronel Avichay Adraee, porta-voz em língua árabe das Forças de Defesa de Israel (FDI), afirmou que um “jornalista” da rede de notícias estatal do Catar Al Jazeera é, na verdade, um terrorista do Hamas. O Catar é o país que abriga os líderes do Hamas.

Leia as últimas notícias de Mundo no site da Revista Oeste.

Receba nossas atualizações

No domingo 11, Adraee divulgou imagens nas quais Muhammad Samir Muhammad Wishah aparece participando de atividades militares com membros do grupo terrorista.  

Em um tuíte, o militar das FDI escreveu: “De manhã, um jornalista da Al Jazeera e, à noite, um terrorista do Hamas”. Na postagem, ele explica que o Exército descobriu a “dupla ocupação” de Wishah, que tem 38 anos, depois de apreender um computador do “jornalista” há algumas semanas num dos campos do Hamas no norte da Faixa de Gaza.

Depois de investigar a identidade de Wishah, as FDI concluíram que ele é “um comandante proeminente do sistema de mísseis antiblindados da ala militar do Hamas” e que, “no fim de 2022, passou a trabalhar na área de pesquisa e desenvolvimento na Força Aérea do Hamas”.

+ Israel encontra datacenter do Hamas embaixo de prédio de agência da ONU em Gaza

“A investigação de inteligência conduzida no computador revelou imagens que ligavam o chamado Muhammad Washah a atividades dentro do Hamas”, escreveu Adraee. “Quem sabe quantos detalhes revelaremos sobre a presença de outros terroristas em trajes jornalísticos num futuro próximo.”

A conta das FDI em inglês compartilhou a postagem de Adraee e questionou a rede árabe de notícias. “Ei, Al Jazeera, pensávamos que seus jornalistas deveriam fazer reportagens imparciais sobre as situações, e não participar ativamente na criação delas na linha de frente como terroristas do Hamas.”

A Al Jazeera que ainda não se manifestou sobre a acusação de Israel contra Wishah.

Jornalistas mortos em Gaza seriam terroristas da Palestina

Daniel Hagari
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, disse ter provas de que outros dois jornalistas da Al Jazeera eram terroristas | Foto: Divulgação/FDI

Muhammad Wishah não seria o primeiro jornalista da Al Jazeera a atuar, também, como terrorista. Dois jornalistas mortos em janeiro em Gaza, durante ataque das FDI, também seriam membros de organizações extremistas.

Em 10 de janeiro, outro porta-voz do Exército de Israel, Daniel Hagari, apresentou documentos que comprovariam que os dois jornalistas seriam, na verdade, membros da Jihad Islâmica Palestina e do Hamas. Hamza Al-Dahdouh e Mustafa Thuray morreram em 7 de janeiro.

+ Israel anuncia ter resgatado 2 reféns que estavam em poder do Hamas

Sobre Hamza Al-Dahdouh, filho do principal correspondente da Al Jazeera em Gaza, Wael Al-Dahdouh, Hagari disse que os militares israelenses encontraram documentos internos da Jihad Islâmica que provam que ele fazia parte de suas fileiras terroristas.

Os documentos, escritos em árabe, informavam, segundo o Exército de Israel, que Hamza trabalhava para a unidade de engenharia elétrica do grupo terrorista; que já havia servido como líder de batalhão terrorista na área de Zeitoun, no norte de Gaza; e que, na época de sua morte, era responsável pelo disparo de foguetes da Jihad Islâmica naquela região.

+ Lula deve dar mais dinheiro à agência acusada por Israel de ajudar o Hamas

Sobre o outro jornalista, Mustafa Thuraya, Harari disse que documentos o ligam ao Hamas como vice-chefe de uma célula terrorista.

Na ocasião, a Al Jazeera negou que os dois fossem terroristas e acusou as FDI de atacar ilegalmente jornalistas palestinos. Entretanto, a rede de notícias não respondeu às acusações específicas do Exército sobre os dois homens.

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Francisco de Assis
    Francisco de Assis

    Pode-se esperar tudo de pior que venha das esquerdas, malditas, mundo afora.
    Nada me deixa dúvidas que aquelas “médicos” cubanas importados pelo governo petista não passavam de guerrilheiros com jalecos brancos.

  2. Christian
    Christian

    Mais tumultuadores do que os da Globolixo, não existe.
    Imaginem se colocarem morteiros nas mãos deles?

  3. Ed Camargo
    Ed Camargo

    Isso é típico e tambem acontece aqui no Brasil. Temos muitos Lobos disfarçados em roupas de ovelha.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade