O governo de Israel reagiu ao relatório divulgado por uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) que o acusa formalmente de cometer “genocídio” na Faixa de Gaza.
Em pronunciamento nesta terça-feira, 16, o embaixador israelense Daniel Meron classificou o documento como “escandaloso” e “falso”. Ele afirma que a investigação reflete uma agenda política hostil contra o Estado judeu.
Receba nossas atualizações
Meron, que representa Israel na ONU, rejeitou o relatório antes mesmo de discutir seu conteúdo jurídico. Segundo ele, o texto faz “previsões apocalípticas infundadas baseadas em dados frágeis”.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A comissão responsável pelo relatório argumenta que autoridades de alto escalão em Israel, incluindo o premiê Benjamin Netanyahu, incitaram atos que configuram “genocídio”.
“A responsabilidade por esses crimes de atrocidade recai sobre as autoridades israelenses nos mais altos escalões, que orquestraram uma campanha de genocídio por quase dois anos com a intenção específica de destruir o grupo palestino em Gaza”, disse Navanethem Pillay, chefe da Comissão de Inquérito sobre o Território Palestino Ocupado.
O documento, com 72 páginas, representa o diagnóstico mais duro já feito por uma instância da ONU sobre a atuação militar de Israel contra o grupo terrorista Hamas em Gaza. Apesar disso, o texto partiu de uma comissão independente, sem o respaldo oficial da organização como um todo.
Israel acusa comissão de atuar com viés político
Segundo Tel-Aviv, os integrantes do comitê ultrapassaram seu mandato e agiram movidos por interesses ideológicos. O presidente israelense, Isaac Herzog, destacou que, “enquanto Israel defende seu povo e busca o retorno de reféns, essa comissão moralmente falida está obcecada em culpar o Estado judeu”.
+ Leia também: “Hamas censura imagem de atriz que defendeu ‘Palestina livre’ no Emmy”
Para Herzog, a comissão segue “encobrindo as atrocidades do Hamas e transformando as vítimas de um dos piores massacres dos tempos modernos em acusadas”. A tensão diplomática deve aumentar nos próximos dias. Setores do Conselho de Direitos Humanos da ONU insistem em responsabilizar Israel por crimes internacionais.






































Essa ONU não vale merda, o mundo sabe que Israel tem razão. A Internet mostra o tempo todo o que esses terroristas do Hamas faz com os palestinos, a ONU é uma organização criminosa comunista terrorista