As Forças de Defesa de Israel (FDI) identificaram uma nova rede de túneis de 3 km de extensão usada pelo grupo terrorista Hamas, na Faixa de Gaza. Depois de uma operação militar com dois meses de duração, o Exército desmantelou o acesso à área nesta sexta-feira, 9.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Entre julho e agosto, equipes de combate da 252ª Divisão das FDI investigaram e localizaram várias rotas de túneis subterrâneos. De acordo com os militares, durante essas operações, centenas de terroristas foram eliminados. Soldados de Israel conseguiram desmantelar toda essa infraestrutura terrorista no centro de Gaza.
Rede de túneis e suas ameaças
A rede de túneis, composta de vários ramos e salas, continha armas armazenadas e meios para estadas prolongadas. O Hamas usava o espaço para operações terroristas. Conforme as FDI, essas descobertas reforçam a complexidade e a ameaça contínua que os túneis do grupo representam nessa guerra.
+ Rebeldes do Iêmen, houthis prometem atacar Israel junto com Irã e Hezbollah
Operações conjuntas de Israel
O trabalho conjunto das unidades de engenharia do Comando Sul e Yahalom foi crucial para o sucesso da operação, segundo as FDI.
“As operações realizadas em julho e agosto pela 252ª Divisão destacam os esforços contínuos das FDI em desmantelar a infraestrutura terrorista e garantir a segurança da região”, declarou o Exército.
Veja o comunicado das Forças de Defesa de Israel no Twitter/X:
🔴𝟯𝗸𝗺 𝗹𝗼𝗻𝗴 𝗺𝘂𝗹𝘁𝗶-𝘀𝘁𝗼𝗿𝘆 𝘂𝗻𝗱𝗲𝗿𝗴𝗿𝗼𝘂𝗻𝗱 𝘁𝘂𝗻𝗻𝗲𝗹 𝗿𝗼𝘂𝘁𝗲 was located and dismantled in central Gaza.
— Israel Defense Forces (@IDF) August 9, 2024
The tunnel consisted of multiple branches with several rooms, weapons and means for long-term stay used by terrorist operatives were located. pic.twitter.com/vWuxE2HaAp
Ainda nesta sexta-feira, as FDI destacaram que vão investir na renovação das operações terrestres em Khan Yunis. Os militares realizaram recentemente ataques aéreos em 60 alvos terroristas na região central e sul da Faixa de Gaza.