O Irã começou a produzir urânio enriquecido a 60%, um nível muito acima da cota de 3,67% estabelecida pelo acordo internacional de 2015 sobre o programa nuclear de Teerã. Conforme anúncio feito nesta terça-feira, 22, pela agência de notícias estatal Isna, a produção será em uma central de Fordo. O país já produz urânio acima da cota desde 2021, em outra central nuclear,
O objetivo daquele acordo, entre o Irã e as grandes potências mundiais, era impedir que o Irã produzisse uma bomba atômica, intenção que o país sempre negou. Alegando descumprimento pelo Irã, os Estados Unidos se retiraram do acordo e restabeleceram sanções contra o Irã, que, de maneira progressiva, começou a parar de cumprir suas obrigações.
Receba nossas atualizações
Em abril de 2021, o Irã anunciou o início da produção de urânio enriquecido a 60% na central de Natanz, na região central do país, aproximando-se do nível de 90%, necessário para fabricar uma bomba atômica.
“O Irã começou a produção de urânio enriquecido pela primeira vez em Fordo”, afirmou a agência Isna. Essa central subterrânea, localizada 180 quilômetros ao sul da capital Teerã, foi reformada para melhorar sua capacidade.
No domingo, o Irã anunciou que adotará medidas de represália contra a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), depois que o organismo da ONU aprovou uma resolução sobre a falta de cooperação do país, uma iniciativa apresentada por Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha.
As negociações para a retomada do acordo internacional de 2015 estão paralisadas.
Irã eleva enriquecimento de urânio a níveis próximos aos de uso em armas
Após ataque em usina, Irã anuncia que enriquecerá urânio
Irã ativa quase 200 novas centrífugas para enriquecimento de urânio
Se nós brasileiros queremos ter uma tríade defensiva com bombas atômica porque não? Por que temos que ficar de cabeça baixa para a comunidade internacional?q cada país tenha a sua!
Com o PT no poder o Brasil deve manter relações com países como esse. Um absurdo. Pior que os EUA estão como um trem desgovernado e o piloto já tá pra lá de Bagdá. Futuro da humanidade em risco. Alerta total.
Israel tem um acervo nuclear capaz de destruir todo o oriente médio, mas o Irã não pode ter ?
Pelo mesmo motivo que um policial pode ter armas e um fora da lei não.
Por que uns países podem ter bomba atômica e outros não podem?
Na minha opinião esse tipo de arma deveria ser proibido a todos os países.
E quem vai impedir? O Bidê? Kkkkk