As Forças Armadas do Irã ameaçaram nesta quarta-feira, 15, fechar o tráfego naval no Mar Vermelho, ao qual a nação persa não tem acesso territorial, caso os Estados Unidos mantenham o bloqueio à entrada ou à saída de embarcações de portos iranianos e do Estreito de Ormuz.
A advertência foi feita horas depois do anúncio do Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) sobre a “plena aplicação” do bloqueio, denunciado por Teerã como violação do cessar-fogo de duas semanas acordado entre os rivais para conversas diplomáticas mediadas pelo Paquistão.
Receba nossas atualizações
Irã recebe visita de mediadores paquistaneses
Paralelamente, mediadores paquistaneses chegaram a Teerã para tentar reforçar a trégua, enquanto surgiram informações sobre a possibilidade de um cessar-fogo de uma semana entre Israel e o Hezbollah, movimento xiita libanês.
“As poderosas Forças Armadas da República Islâmica não permitirão qualquer exportação ou importação no Golfo Pérsico, no Mar de Omã ou no Mar Vermelho”, afirmou o general Ali Abdollahi em comunicado divulgado pela TV estatal, depois de acusar Washington de “criar insegurança” para navios comerciais iranianos e petroleiros.
Leia também: “Ninguém fica para trás”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 317 da Revista Oeste
Sem acesso direto ao Mar Vermelho e com capacidades militares enfraquecidas depois de bombardeios atribuídos a EUA e Israel nos últimos meses, a ameaça iraniana dependeria do apoio do grupo rebelde Houthis, do Iêmen, que sinalizou disposição para entrar no conflito.
Os rebeldes controlam áreas próximas ao estreito de Bab el-Mandeb, gargalo estratégico que conecta o Mar Vermelho ao Golfo de Áden. Um bloqueio na região afetaria uma rota por onde passa cerca de 12% do comércio marítimo global, incluindo petróleo. Os Houthis teriam, dizem analistas, capacidade militar relevante para ataques de longa distância e bloqueios navais parciais no Mar Vermelho e no Canal de Suez.
+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste






































Ta na hora de liquidar estes terroristas iranianos matadores de inocentes. Uma chuva de bomba neste pais, basta uma noite. Vai morrer parte do povo que não tem nada haver vai. Mas não faz omelete sem quebrar os ovos. Pelo menos os que ficarem vão ser livres destes doidos, e faz o msm com AM, GM e TD awui no Brasil.
COM OQUE …VÃO CHAMAR O ALADIN E O GÊNIO….
PENSARAM NOS HOUTIS…PUTZ DEU MAL !
NÃO DURAM UM DIA !