publicidade
Mundo

Cientistas flagram imagem rara de gato selvagem preto

Animal altera a coloração de seus pelos

gato selvagem
Trata-se de uma espécie de felino com mutação genética | Foto: Reprodução/Biota Neotropica

Pela segunda vez, cientistas registraram a imagem de um gato-palheiro-pampeano, de cor preta. Trata-se de uma espécie felina com mutação genética que altera a coloração de sua pelagem.

O animal foi encontrado no Campo de Instrução Barão de São Borja, popularmente conhecido como Saicã. É um território do Comando Militar do Brasil, no Rio Grande do Sul.

Receba nossas atualizações

O último registro de um felino semelhante ocorreu em 8 de julho de 2021. Indivíduos da mesma espécie, com pelagem típica, haviam sido fotografados pelo grupo de pesquisadores em maio.

O zoólogo Fábio Dias Mazim, especialista em mamíferos silvestres da ONG Instituto Pró-Carnívoros, registrou a imagem do gato selvagem. O artigo foi publicado na revista Biota Neotropica, na sexta-feira 28.

Leia também: “Quem é a cientista chinesa homenageada pela Marinha do Brasil”

O gato-palheiro-pampeano é uma espécie endêmica do Pampa Brasileiro, do Uruguai e de uma pequena porção do extremo leste argentino. Esses felinos são considerados ameaçados de extinção.

A fotografia do gato selvagem em extinção

Para produzir a imagem, a equipe usou entre seis e nove câmeras trap — instrumento com sensores de movimento e/ou temperatura que dispara fotos automáticas no momento em que um animal passa por seu visor.

Os equipamentos foram distribuídos com uma distância de 500 metros, com foco em campos nativos, livres de agricultura por ao menos 40 anos.

Leia também: “Escalador francês de prédios morre ao cair de arranha-céu”

Visto a raridade do gato, os pesquisadores decidiram deixar as câmeras trabalharem ininterruptamente para realizar o registro. Mazim revela que o feito pode trazer mais atenção para este animal, algo essencial para garantir a tomada de medidas em prol de minimizar seu risco de extinção.

Os cientistas disseram que a informação de melanismo, o excesso de melanina na pele, é inédita e precisa ser investigada mais a fundo.

“Talvez possa estar associado à endogamia ou ao enfraquecimento genético de uma população com menos de uma centena de indivíduos restantes no planeta, ou talvez seja fruto de cruzamento parental”, explica Mazim.

Leia mais

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade