publicidade
Mundo

Hezbollah afirma que Israel matou um de seus comandantes no Líbano

Wissam al-Tawil era o membro mais graduado do grupo terrorista libanês a ser morto desde 7 de outubro, aumentando a tensão na região

Comandante do Hezbollah abatido
Depois do anúncio da morte de Wissam al-Tawil, uma fonte de segurança do Hezbollah afirmou: ‘As coisas vão se intensificar agora’ |Foto: Divulgação/Redes sociais

Um comandante sênior do Hezbollah foi morto em um ataque aéreo israelense no sul do Líbano, afirmou o grupo terrorista libanês nesta segunda-feira, 8. Wissam al-Tawil era vice-chefe de uma unidade secreta de elite e é apontado como o membro mais graduado da organização abatido desde 7 de outubro.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmaram por meio das redes sociais o bombardeio com mísseis a alvos do Hezbollah no Líbano, incluindo locais onde membros do grupo terrorista estavam operando, mas não confirmaram a morte de Tawil.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Tawil era cunhado do secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, e residia na cidade de Khirbet Selm, localizada a apenas 10 quilômetros de Israel.

A morte de Tawil pode aumentar os conflitos na fronteira com o Líbano

Segundo analistas da imprensa hebraica, a eliminação de Tawil pode representar um golpe significativo ao grupo apoiado pelo Irã.

Leia também: “3 meses de guerra: Israel elimina 2 comandantes do Hamas”

Os jornais de Israel dizem também que essa notícia poderá “complicar” a tentativa do Secretário de Estado dos Estados Unidos (EUA), Antony Blinken, de evitar que a guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza se expanda na região.

Wissam al-Tawil, comandante do Hezbollah morto
Wissam al-Tawil ao lado de Qasem Soleimani, comandante da Força Quds da Guarda Revolucionária do Irã, morto em 2020 no Iraque |Foto: Divulgação/Redes sociais

Após o anúncio da morte de Tawil, o Hezbollah divulgou uma série de fotos dele, indicando sua posição de destaque dentro da organização terrorista.

De acordo com oficiais de segurança libaneses, um segundo membro do Hezbollah, que estava no carro de Tawil, atingido no ataque aéreo, também morreu na ofensiva.

Leia também: “Israel afirma ter encontrado provas de que o Irã ajudou o Hamas a desenvolver mísseis”

Hezbollah bombardeou base de controle de Israel no final de semana

Neste sábado, 6, o Hezbollah disparou mais de 40 foguetes e vários mísseis contra uma base de controle de tráfego de Israel, representando o maior ataque em anos. Dois domos de radar foram atingidos, de acordo com imagens divulgadas pelos terroristas. As FDI admitiram os danos, sem fornecer detalhes.

O Hezbollah, grupo terrorista libanês, passou a fazer bombardeios em Israel em apoio aos terroristas de Gaza.

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade