publicidade
Mundo

Governo do Peru decreta toque de recolher em 15 Províncias

Medida vale por 5 dias e obriga a população a permanecer em casa em horário determinado 

Peru
Milhares fizeram protestos no sábado 5 em Lima, a capital peruana | Foto: Reprodução/Twitter

O governo do Peru decretou toque de recolher noturno em 15 Províncias de oito departamentos, dos 24 que o país possui. A decisão foi tomada depois da escalada de violência contra instituições públicas e privadas. O número de manifestantes mortos nos últimos dias subiu para 20, segundo a Ministério da Saúde. 

A medida foi publicada no diário El Peruano, que também funciona como imprensa oficial do país. O toque de recolher passa a valer às 20 horas nas Províncias de Arequipa, Cuzco, La Convención, Chumbivilcas, Espinar, Carabaya e San Román; às 19 horas em Ica, Pisco, Tayacaja, Angaraes e Cangallo; e às 18 horas em Virú e Chincheros. 

Receba nossas atualizações

Profissionais da saúde, coleta e saneamento básico, transportes, entregas, telecomunicações e outras atividades essenciais ficam isentos da regra. A ordem também diz que pessoas com necessidade de atendimento médico urgente ou que forem adquirir produtos para abastecimento poderão se deslocar.  

Na quinta-feira 15, a Suprema Corte do Peru decidiu que o ex-presidente do país Pedro Castillo deve ficar preso preventivamente por pelo menos 18 meses. Nesse período, as autoridades vão investigar a tentativa de golpe, em 7 de dezembro.

Eleições no Peru

O projeto de reforma à Constituição que permitiria adiantar as eleições gerais no Peru para o fim de 2023 não foi aprovado, durante votação no plenário, nesta sexta-feira, 16. Essa é uma das principais reinvindicações dos manifestantes.

Com apenas 49 dos 87 votos necessários para aprovação, além de 35 contrários e 25 abstenções, o pleito também não alcançou os 66 votos para aprovação simples, que encaminharia a proposta para a decisão popular.

 

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Otacílio Cordeiro Da Silva
    Otacílio Cordeiro Da Silva

    O que será que está achando de tudo isso o Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa? Ele próprio tentou a presidência nas eleições de 1990, mas não deu. O povo não entendeu nada e escolheu outro caminho. Pelo menos parece que o Peru conseguiu se livrar daquele grupo terrorista Sendero Luminoso, que de luminoso mesmo não tinha nada, só fazia escurecer. Uma coisa curiosa é como escritores de direita sempre dão a cara a tapa na política, mas com os intelectuais de esquerda é diferente. Ninguém sabe quem são, onde ficam e nem mesmo se existem. Só se fala em “os intelectuais”. Parece história de lobisomem.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.