publicidade
Mundo

Fundador da FTX, empresa de criptomoedas, pode pegar 115 anos de prisão

Sam Bankman-Fried responde a oito acusações

FTX
Ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, pode ter até 115 anos de prisão por fraudes - 14/12/2022 | Foto: Reprodução/Flickr/iStock

O fundador da empresa de criptomoedas FTX, Sam Bankman-Fried, foi preso nas Bahamas, na segunda-feira 12. Ele responde a oito acusações feitas pelo Departamento de Justiça dos EUA, que podem resultar em 115 anos de prisão.

De acordo com Damian Williams, procurador-geral de Manhattan, responsável pelo caso, Bankman-Fried pode ser o autor de “uma das maiores fraudes financeiras da história norte-americana”.

Receba nossas atualizações

Segundo o procurador, o esquema envolvia “dinheiro sujo usado a serviço do desejo de Bankman-Fried de comprar influência bipartidária e impactar a direção da política pública” em Washington.

Acusações contra “fraude” do fundador da FTX

A SEC, comissão de valores mobiliários dos EUA, acusou o empresário de desviar ativos dos clientes para “aplicações de alto risco” na Alameda Research, empresa do grupo de Bankman-Fried, e de captação de US$ 1,1 bilhão (R$ 6 bilhões) de investidores norte-americanos, que reduziram suas aplicações a zero.

A comissão norte-americana disse que o empresário desviou recursos dos clientes da FTX para a Alameda quando incentivou seus consumidores a depositarem a moeda em contas controladas pela empresa parceira ou quando permitiu à Alameda “sacar uma linha de crédito” virtualmente ilimitada na FTX.

De acordo com o presidente da SEC, Gary Gensler, “Sam Bankman-Fried construiu um castelo de cartas com base em fraude, enquanto dizia aos investidores que tinha um dos locais mais seguros para investimento em cripto”.

O fundador da empresa de criptomoedas enfrenta acusações como fraude eletrônica, conspiração, lavagem de dinheiro e financiamento irregular de campanha política e deverá ser extraditado para responder ao processo nos Estados Unidos.

Relacionadas

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Eduardo
    Eduardo

    Eu pensei que fosse só no Brasil que o povo gostasse de saco de fumaça.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.