As Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmaram, por meio do Twitter/X, nesta terça-feira, 13, que eliminaram cerca de cem terroristas do Hamas. A contraofensiva ocorreu no sul da Faixa de Gaza. Além disso, o Exército israelense destruiu armas e locais de esconderijo.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Os soldados de Israel também travaram um tiroteio com terroristas que estavam escondidos em um apartamento. Depois do confronto, os israelenses entraram no prédio. No local, havia armas, coletes militares e um túnel.
Israelenses também eliminaram terroristas do Hezbollah
Em outra operação desta terça-feira, as FDI eliminaram dois terroristas do Hezbollah, na região de Baraachit, no sul do Líbano.
Os túneis encontrados pelas Forças de Defesa de Israel
Os soldados israelenses têm feito operações para encontrar redes de túneis usadas pelo Hamas. Na última sexta-feira, 9, o Exército de Israel identificou uma dessas redes de 3 km. As FDI levaram dois meses para conseguir desmantelar o acesso à área.
Entre julho e agosto, equipes de combate da 252ª Divisão das FDI investigaram e localizaram várias rotas de túneis subterrâneos. De acordo com os militares, durante essas operações, centenas de terroristas foram eliminados.
A rede de túneis, composta de várias salas, continha armas armazenadas e meios para estadas prolongadas.
Os terroristas do Hamas usavam o espaço para operações terroristas. Conforme as FDI, essas descobertas reforçam a complexidade e a ameaça contínua que os túneis do grupo representam na guerra.