publicidade
Mundo

Falta de alimentos gera protestos em Cuba

Ditadura reporta falta de leite para crianças com menos de 7 anos

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel | Foto: Reprodução/Mídias sociais

Em Cuba, cidadãos foram às ruas protestar pela falta de alimentos e eletricidade. Os protestos ocorreram no domingo 16. De acordo com o governo dos Estados Unidos, as manifestações foram pacíficas.

“Temos conhecimento de relatos de protestos pacíficos em Santiago, Bayamo, Granma e outros locais de Cuba, com cidadãos a protestarem contra a falta de alimentos e de eletricidade”, informou a Embaixada dos EUA por meio do Twitter/X. “Instamos o governo cubano a respeitar os direitos humanos dos manifestantes e a atender às necessidades legítimas do povo.”

Receba nossas atualizações

Miguel Díaz-Canel, presidente cubano, também usou a rede social para comentar as manifestações. Na mensagem, o político reconheceu a onda de protestos relacionados ao fornecimento de eletricidade e à distribuição de alimentos, mas acusou os “inimigos da revolução” de usarem a situação para fins “desestabilizadores”. Em outra postagem, ele disse que “terroristas radicados nos EUA” estavam incentivando a “desordem” no país.

Desde que Fidel Castro tomou o poder, no fim da década de 1950, o país está sob o governo de uma ditadura comunista. Em 2018, Díaz-Canel se tornou o primeiro político a comandar o regime que não é parente direto do falecido ditador.

Cuba pede ajuda por falta de alimentos

No fim de fevereiro, o Programa Alimentar Mundial da Organização Nações Unidas (ONU) informou ter recebido um pedido do governo cubano para suprir a demanda por leite em pó para crianças com menos de 7 anos.

De acordo com a BBC, em julho de 2023, Jorge Luis Tapia Fonseca, vice-primeiro-ministro do regime, admitiu que o progresso para tornar Cuba mais autossuficiente para o consumo de alimentos estava atrasado. O político culpou os trabalhadores locais pelo problema.

Leia mais sobre:

12 comentários
  1. Marcos Antônio Braz lucas
    Marcos Antônio Braz lucas

    Como gostam de culpar os outros pelos seus fracassos.Preparem-se para defender os Cubanos , está vindo um insurreição na ilha por falta de alimentos.

  2. Route 66
    Route 66

    É eufemismo falar em “ditadura comunista” vez que nunca existiu nem está previsto ocorrer uma “democracia comunista”. Quanto à fome e miséria que assolam os cubanos presos à ilha é bom ter em mente que a cúpula do partido está imune àqueles males, vejam o aspecto bem nutrido e jovial do ditador na foto.

  3. Christian
    Christian

    Mais um que vai tombar…Cuba sobreviveu na guerra fria graças aos Russos, depois, graças ao Chavez e o Maduro, mas agora, não tem mais ninguém apoiando…

  4. Hamilton
    Hamilton

    É impressionante como socialistas/comunistas são teimosos, burros ou picaretas. Está mais que provado que esse p-o-r-r-a não funciona.

  5. Marcos Antônio de Carvalho
    Marcos Antônio de Carvalho

    Ué, o que fizeram com as 125 toneladas de alimentos que o lula mandou prá lá, em prejuízo das milhares de crianças brasileiras que passam fome no Brasil? O próprio lula não disse que havia 30 milhões de pessoas famintas no Brasil? E ainda assim mandou 125 toneladas pra Cuba, no valor de 50 milhões de dólares. Por que os cubanos não apelam prá china, pra rússia, venezuela e irã?

  6. JAIR FERNANDES MACHADO
    JAIR FERNANDES MACHADO

    Culpar os outros é o que melhor sabem fazer essa praga.

  7. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Pela foto do ditador, ele apresenta boa aparência e ainda veste um terno muito elegante, com um bom caimento. Esse papo de fome naquela ilhota é mais uma “fake news”. Imaginem só? Que audácia desses Manés?!

  8. Marcia Cristina Silva Rueda
    Marcia Cristina Silva Rueda

    Kd a esquerdalha pra se posicionar, pra bater palmas, pra dizer que isso é que é regime de governo… só se for regime alimentar… bando de hipócritas… sinto pelo povo, pelas famílias, pelas crianças que desde cedo já usam esse cabresto que vem de décadas e não conseguem se rebelar diante dessa situação… Aqui no Brasil podem até tentar, como está acontecendo, mas não vão conseguir sem reação contrária.

  9. José Roberto Manfio
    José Roberto Manfio

    Está é uma vantagem do socialismo e comunismo, deixa o povo em forma, acabando com obesos!

  10. James
    James

    A fortuna “pessoal” de 900 milhões de dólares de Fidel Castro foi para outro lugar ?
    Os fazulenses de Cuba, estão sentindo nos ossos, o tamanho da burrice que cometeram !

  11. MIGUEL ALEXANDRE
    MIGUEL ALEXANDRE

    Regime Cubano insustentável,se revelando…seduziu o trabalhador, o escravizou para depois culpa-lo pelo fracasso…

  12. Celso Ricardo Kfouri Caetano
    Celso Ricardo Kfouri Caetano

    Mas o Canel ai da foto não parece estar com problema alimentar…….infelizmente é o povo. Na época da ditadura de Fulgencio Batista Cuba ainda vivia, turistas americanos inclusive os mafiosos que levavam dinheiro a ilha, pessoas podiam vender e comprar imóveis, ter carros, tinham emprego etc….ai apareceram os irmãos barbudos e o dr hyde argentino e o povo começou a gritar “Viva La Revolución” e se bandeou para a proteção comunista russa….. deu no que deu. Ahora no adianta llorar. El malfeito está hecho.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade