publicidade
Mundo

Fake news: Itália não concede cidadania para quem tiver 'sobrenomes tradicionais'

Veículos como O Globo e Metrópoles, entre outros, divulgaram a notícia falsa, copiando informações de um portal da Colômbia

Passaporte italiano
Passaporte italiano

Uma notícia falsa sobre como obter a cidadania italiana de forma mais ágil, com supostos “sobrenomes tradicionais”, foi divulgada nesta terça-feira, 13, por alguns veículos de informação do Brasil.

Entre eles, O Globo e o Metrópoles, que chegaram a realizar posts nas redes sociais e até mesmo a gravar um vídeo sobre o assunto.

Receba nossas atualizações

Saiba mais: Governo da Itália muda lei e limita obtenção de cidadania

No começo da manhã o Metrópoles publicou a notícia “Itália concede cidadania a quem tiver sobrenomes tradicionais; veja”, em que elenca uma série de sobrenomes italianos que facilitariam a obtenção do passaporte.

Poucas horas depois, após receber uma avalanche de críticas e comentários negativos nas redes sociais, o veículo deletou a notícia do site e apagou a postagem.

Postagem da notícia falsa do "O Globo" | Foto: Instagram
Postagem da notícia falsa do “O Globo” | Foto: Instagram

No começo da noite, O Globo publicou uma reportagem com o título “Itália vai conceder cidadania e passaporte europeu a quem tiver estes sobrenomes; veja a lista”.

Na matéria é citada uma suposta “lei que reconhece a descendência ligada ao país, especialmente se o solicitante tiver um sobrenome tradicional do norte ou do sul da Itália”. Não existe nenhuma lei desse tipo na Itália.

Vídeo da notícia falsa do "O Globo" | Foto: Instagram
Vídeo da notícia falsa de O Globo | Foto: Instagram

No Instagram do Globo é possível visualizar um vídeo sobre a questão. Até o momento da publicação desta matéria, o material continuava on-line.

No site do jornal carioca, a fonte indicada é o veículo da Colômbia El Tiempo.

Entenda o caso da obtenção da cidadania italiana

No dia 29 de março, o governo da Itália publicou um decreto que endurece as regras para que descendentes de italianos obtenham a cidadania do país europeu.

Saiba mais: Jurista critica decreto que exclui cidadania italiana de descendentes

Com a mudança, somente filhos e netos de pessoas nascidas na Itália poderão
obter a cidadania.

Todavia, o decreto deve ser convertido em lei pelo Parlamento italiano em 60 dias da publicação. Caso contrário, ou se for rejeitado pelo Legislativo, perderá sua validade. A conversão em lei está prevista para esta semana.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.