publicidade
Mundo

EUA procuram alternativas ao gás russo, informa Casa Branca

Norte-americanos trabalham para identificar volumes adicionais do insumo na África, Ásia e Oriente Médio

gás russo
Foto: Reprodução/Flickr

Os Estados Unidos procuram alternativas ao gás russo, informou, nesta terça-feira, 25, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki. O país está preocupando com uma eventual interrupção do fornecimento do gás que passa pela Ucrânia.

“Estamos trabalhando para identificar volumes adicionais de gás natural não russo na África, Ásia e Oriente Médio”, disse Psaki. “Vamos discutir com os principais produtores de gás natural em todo o mundo para entender a capacidade e a vontade de aumentar temporariamente a produção do insumo, de modo a destinar esses volumes a compradores europeus.”

Receba nossas atualizações

A porta-voz assegurou aos consumidores norte-americanos, no entanto, que qualquer possível interrupção do fornecimento do gás russo à Europa causaria um mínimo impacto no país.

De acordo com o portal SputnikNews, o gás natural russo responde por aproximadamente 40% do consumo na Europa. Na Alemanha, potência econômica e industrial da região, quase metade do gás importado é oriundo da Rússia. O novo gasoduto Nord Stream 2 possui capacidade de fornecer cerca de 55 bilhões de metros cúbicos por ano.

Relacionadas

Crise energética global

A Europa enfrenta uma crise de energia, e a Rússia limita a oferta do gás natural justamente na chegada dos dois meses mais frios do inverno. Diversas usinas nucleares estão paralisadas para reparos e manutenção na França, o que fez aumentar a demanda pelo insumo.

Aproximadamente um terço do gás russo que flui para a Europa atravessa a Ucrânia. Qualquer interrupção no abastecimento, como ocorreu durante os episódios da disputa de preços em 2006 e 2009, pode fazer com que a escassez de energia se torne uma crise generalizada.

Em reportagem publicada na Edição 83 da Revista Oeste, Luis Kawaguti escreve sobre a crise energética global. “Na União Europeia, a escassez de gás fez as contas de luz triplicarem”, informou. “Na China, a alta nos preços do carvão tem gerado apagões e redução da produção industrial. Nos Estados Unidos, o valor da gasolina disparou devido a uma alta do petróleo.”

Clique aqui para ler a reportagem completa.

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    E tem esquerdista criticando a alta dos combustíveis aqui….patifes

  2. Altair
    Altair

    Aos militantes do Meio Ambiente tenho a resposta: -Ensaquem o PUM das VACAS, assim a fabula das VACAS FLATULENTAS destruirem o ozonio vai tá resolvido de forma sustentavel.

    1. Carlos O. F.
      Carlos O. F.

      Altair, para ensacar o Pum das Vacas os Ecochatos e os Eco-Globalistas vão usar a tecnologia da ESTOCAGEM DE VENTO, desenvolvida pelas cientistas DILMA Thumberg e GRETA Roussef.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade