Na quarta-feira 22, o Pentágono divulgou uma foto aproximada do balão espião chinês que sobrevoou o país por dias, antes de ser abatido pelo governo norte-americano na Carolina do Norte. A imagem foi feita em 3 de fevereiro.
As autoridades suspeitam que o equipamento tenha feito registros importantes do território, como o de um dos três centros de comando do arsenal de mísseis balísticos intercontinentais do país, localizado no Estado de Montana.
Receba nossas atualizações
Depois de revelada a origem do balão, os Estados Unidos intimaram a China. O Partido Comunista (PCC) alegou tratar-se de um objeto para fins meteorológicos que perdeu o rumo e acabou indo em direção aos EUA. A Casa Branca, contudo, não acreditou na versão do PCC e mandou derrubar o balão.
Partes dos detritos, incluindo sua carga útil, foram recuperados e estão sendo analisados, conforme informou a vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh.
O balão espião chinês e sua trajetória
O Departamento de Estado dos EUA informou que o balão tinha diversas antenas em um arranjo que “provavelmente conseguia coletar e geo-localizar comunicações”. Os painéis solares da máquina eram grandes o suficiente para produzir energia para operar “vários sensores ativos de coleta de inteligência”.
Algumas características do balão foram reveladas:
- É um equipamento que voa em altitudes elevadas;
- Pode ser equipado com sensores de alta tecnologia capazes de captar transmissões de rádio, celular e outras que não podem ser captadas por satélites, por exemplo;
- Opera de 24 km a 37 km de altitude, muito acima de rotas comerciais (no máximo 12 km de altitude);
- Geralmente movido por correntes de vento;
- Pode funcionar com energia solar;
- Também pode ser guiado à distância;
- Muito usado pelos EUA e pela União Soviética durante a Guerra Fria;
- Considerado uma alternativa e em relação a satélites.
A máquina iniciou sua viagem controlada em território norte-americano em 28 de janeiro. O balão foi rastreado sobre Montana no início de fevereiro, logo depois de viajar pelas Ilhas Aleutas e pelo Canadá.
Afinal, o que era o ‘balão de espionagem’ chinês?
Elon Musk cumprimenta ‘o povo’ durante final da Copa do Mundo
Cadê aquela publicação que foram mortos pela vacina nos EUA divulgado pelo mesmo autor! Apagaram por que? Jornal com credibilidade 🤣🤣🤣
Libera todo o arsenal nuclear logo e, acaba com tudo de uma vez! Cansei de esperar pelo meteoro!
Terceira guerra mundial chegando, muitos loucos em posições com poder de destruir o mundo em poucos minutos.
“Imagem foi feita por piloto de caça norte-americano”
A lide informa errôneamente: Em primeiro lugar, aviões de caça (a não ser o Mig-29) não voam a essas altitudes, o avião de caça (F22 Raptor) que abateu o primeiro balão, o fez em altitude inferior, apenas o míssil é quem terminou o serviço. Em segundo lugar esse avião daí da foto que está numa altitude superior à do balão, se trata do U-2 dá para identificar pela ponta da asa, esse avião é próprio para voar a grandes altitudes, apenas para tirar fotos de reconhecimento, não é um caça.
Se eu quiser chamar de Playmobil, eu chamo! Esse ainda é um país livre…ou pelo menos, finge ser….
Chama então de Jacaré, idiota.
jornalismo bem informado é isso 🤣🤣🤣