Um especialista em criptomoedas foi condenado a pouco mais de cinco anos de prisão nos Estados Unidos por ajudar a Coreia do Norte a contornar sanções financeiras usando moedas virtuais. No julgamento, Virgil Griffith se declarou culpado por conspirar contra as leis norte-americanas.
A sentença, decidida pela Justiça norte-americana, foi a mínima dentro do pedido dos procuradores. Griffith corria o risco de passar mais de 20 anos na prisão pelos crimes financeiros. O especialista de 39 anos ainda foi multado em US$ 100 mil.
Receba nossas atualizações
Os promotores disseram que Griffith entendeu que a informação poderia ser usada para evitar sanções que Washington impôs à Coreia do Norte pelo envolvimento do país asiático com armas nucleares.
Em setembro do ano passado, Griffith se declarou culpado de conspirar contra a legislação dos EUA, ao viajar para Pyongyang, capital da Coreia do Norte, para fazer uma apresentação sobre a tecnologia blockchain. A viagem aconteceu em abril de 2019.
Em comunicado, Damian Williams, advogado que representou o especialista financeiro, disse que o juiz “reconheceu o compromisso de Virgil em seguir em frente com sua vida de forma produtiva e que ele é uma pessoa talentosa, que tem muito a contribuir”.
Virgil Griffith trabalhou na Fundação Ethereum, organização sem fins lucrativos, concentrada na tecnologia por trás da criptomoeda de mesmo nome, e tem doutorado no Instituto de Tecnologia da Califórnia.
Coreia do Norte promete criar ‘meios de ataque poderosos’
Como tem bandidagem por trás destas criptomoedas… Não vejo como coisa boa.
Vendeu seu conhecimento para essa ditadura e se lascou. Otário.